sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Visão Econômica de Lucro

Na Economia, a visão de lucro é bem interessante e tem alguns conceitos que são únicos.
A Teoria da Firma conceitua lucro como sendo a remuneração obtida num dado setor acima do custo de oportunidade do recurso ali utilizado. Se os donos da empresa possuem um conjunto de bens de capital e os utilizam para fins produtivos, a decisão dependerá dos rendimentos que eles poderiam obter num uso alternativo. Resultados superiores a esses custos alternativos é que são chamados de lucros. Na firma, o lucro total é dado pela diferença entre receita e despesa, considerado, para cada recurso utilizado, seu custo de oportunidade (fonte: João Rogério Sanson, disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/economia/article/viewFile/6138/5696).
E aqui precisamos conceituar custo de oportunidade que seria uma alternativa de investimento (normalmente de baixo risco) ao capital empregado na firma. Por exemplo, se o investimento na firma é de 1 milhão de reais e uma aplicação financeira de baixo risco oferece uma remuneração de 10 mil reais mês, o lucro da empresa é dado pelas receitas - custos - 10 mil reais, ou seja, lucro mesmo só o que ultrapassa o investimento seguro. A lógica é, se uma firma oferece uma remuneração abaixo da remuneração segura, não vale a pena o risco.
O único problema desta visão é a não conceituação clara de custos e receitas, não fazendo a distinção, principalmente entre custos e ativos. Esta é mais uma conceituação contábil, tema que será tratado no próximo post, provavelmente mais para o final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog