segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lucro segundo Karl Marx

Explicar a visão marxista do lucro é algo deveras complexo e que não será neste post que tudo será explicado, até porque, precisaríamos de quase um livro para expor todo o pensamento.
Marx não trabalha com o conceito de lucro e sim o conceito de mais valia.
Para uma leitura mais profunda sobre o tema, recomendo o link http://www.marxists.org/portugues/ que faz uma extensa visão do pensamento de Karl Marx. Sobre a visão de lucro propriamente dito, neste mesmo site, no endereço http://www.marxists.org/portugues/marx/1865/salario/index.htm há uma visão bem profunda sobre o tema salário, preço e lucro.
Em minha opinião o conceito de Marx, apesar de exremamente profundo, passa por um problema conceitual/contábil, pois Marx define que, do preço, uma parte vai para o salário, uma parte para os demais fatores de produção e uma parte para o lucro e que o lucro seria do detentor do capital (empresário capitalista).
Entretanto, nisto há um pequeno problema. O lucro não é do empresário e sim da entidade. Faltou aqui a visão do princípio da entidade contábil, que assim define entidade: O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. (para maiores informações, ver http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc774.htm)
Segundo o princípio da entidade, o lucro é da organização e não do proprietário. A organização, se assim o desejar, pode distribuir 100% do lucro ao proprietário (caminhando para a visão marxista). Porém, se isto for feito, a empresa ficará sem capacidade de crescimento e de renovação dos seus ativos, o que, provavelmente, acarretará uma alta probabilidade de descontinuidade.
Sobre ese tópico de reinvestimento, capacidade de crescimento etc, um post específico sobre isto será feito nos próximos dias.

Um comentário:

dreamhost review Ping Blog