Dando continuidade à série de posts sobre informação contábil, vamos tratar da visão do Conselho Federal de Contabilidade sobre informação contábil. Ressalte-se que os posts estão sendo extraídos de minha tese de doutorado disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-24052006-145759/publico/Tese_completa.pdf.
No Brasil, a posição do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre informação contábil é tratada na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) T1, norma esta que tem como título das características da informação contábil.
De forma geral, a NBC T1 trata do conceito de contabilidade, usuários e atributos da informação contábil. Quanto à informação contábil, a norma diz que a informação contábil deve ser, em geral e antes de tudo, veraz e eqüitativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns a um grande número de diferentes usuários, não podendo privilegiar deliberadamente a nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre são coincidentes.
Diz ainda a norma que a informação contábil deve ter quatro atributos: confiabilidade, tempestividade, compreensibilidade e comparabilidade.
São Carlos Acutis, padroeiro da internet
Há 21 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário