segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Informação Contábil - Parte I

Depois de tratarmos sobre o conceito de lucro, vamos tratar agora do conceito de informação contábil. Todo o conteúdo desta série será extraído de minha tese de doutorado, disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-24052006-145759/publico/Tese_completa.pdf.
os preceitos de informação contábil serão mostrados tendo como base pronunciamentos do Financial Accounting Standards Board (FASB), visto que não há diferença na caracterização da informação contábil, seja vinda da contabilidade pública ou da contabilidade societária.

Antes de ser discutida a informação contábil e suas características, vale ressaltar que o conceito de informação utilizado para este trabalho está apoiado em Laudon e Laudon (2003, p.7): “informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos após terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los”, assim como na definição de Stair (1998, p.4): “informação é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si”. Em virtude disto, a informação contábil precisa de uma série de qualidades qualitativas para torná-la realmente útil.
O FASB, no Statements of Financial Accounting Concepts (SFAC) 2 sugeriu uma série de características qualitativas da informação contábil. A figura expressa como essas características estão relacionadas.

Nos próximos posts estaremos explicando com detalhes esta preciosa figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog