quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FURB Federal – Projeto de Lei 7287/2010


Na próxima segunda-feira, dia 03 de outubro haverá na Câmara de Vereadores de Blumenau a Audiência Pública Federalização da FURB, que discutirá o Projeto de Lei de número 7287/2010.
Este projeto não tem relação alguma com o processo de incorporação da FURB pela UFSC que está sendo tratado por comissões de ambas as universidades e sim com a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI). Como são coisas distintas, convém explicar as diferenças, para que não haja confusão.
O processo atual de incorporação veio do anúncio da presidenta Dilma Rousseff da implantação de um campus da UFSC na cidade de Blumenau. Logo após este anúncio, aventou-se a possibilidade deste campus nascer a partir da estrutura atual da FURB. Neste cenário, não haveria uma FURB Federal ou uma UFVI e sim a “morte” da FURB e o nascimento de um campus da UFSC em Blumenau, com base na FURB, subordinado ao campus de Florianópolis.
Neste processo atual, há o debate e o intenso trabalho por parte das duas instituições sobre a viabilidade de transferências de cursos, alunos, docentes e servidores técnicos para a UFSC e, sendo viável, qual a melhor forma para fazê-lo.
Já o processo de criação da UFVI, que ainda não foi votado pelo plenário da Câmara de Deputados, estando hoje aguardando Parecer na Comissão de Educação e Cultura (CEC), conforme informações no site da Câmara (http://bit.ly/oTOLq4), defende uma linha alternativa. Pelo projeto, da forma como está hoje, a UFVI nasceria independente da UFSC, sendo uma universidade autônoma, com estatuto próprio etc.
O artigo 6º do projeto de lei diz que “é a UFVI autorizada a receber os estudantes e, através de doação ou cessão, o patrimônio da Universidade Regional de Blumenau”. Isto indica que haverá incorporação completa e plena da FURB pela UFVI? Pelo que está no projeto, em minha opinião não. Entretanto, houve um parecer do deputado Edinho Bez alterando este artigo para contemplar a cessão temporária dos servidores. Muito obrigado Luiz Heinzen pela correção.
Por sua vez, lendo o parecer um outro fato agora me chamou a atenção. O deputado afirma que "quanto à constitucionalidade, entendemos alertar que muitas iniciativas parlamentares semelhantes foram obstadas sob a alegação de vício de iniciativa, por se tratar de matéria submetida à iniciativa privativa do Presidente da República, inclusive quando usada a forma autorizativa, consoante entendimento consubstanciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na Súmula de Jurisprudência nº 01, de 1994." Portanto, creio que a discussão passe a ser também jurídica sobre a constitucionalidade ou não da matéria e a obtenção de pareceres de juristas renomados a favor do projeto pode vir a ser fundamental.
Finalmente, o projeto do jeito que está, apesar de contemplar a Federalização da FURB como desejado pela sociedade, há uma séria dúvida quanto à sua constitucionalidade e os dois projetos que hoje estão em voga para a Federalização podem vir a ser excludentes, devendo a sociedade ficar bastante atenta, pois, como diz o ditado, “cachorro com dois donos, morre de fome”.

sábado, 24 de setembro de 2011

Blog disponível em celulares Nokia


É com grande alegria que anuncio que também o blog Contabilidade e Finanças está agora disponível para smartphones Nokia, com o nome de Finanças e Cotidiano.
Basta ir na loja Ovi e procurar pelo nome Financas e Cotidiano e poderá ser baixado um aplicativo que instalará o blog no celular, sendo que o aplicativo, além de trazer as receitas, também já atualiza o conteúdo automaticamente. Quem não quiser, ou não conseguir achar o blog na loja, basta entrar neste endereço e fazer o download: http://store.ovi.com/content/203353.
O aplicativo é gratuito, sem custo algum para o usuário. Infelizmente, nem o sistema da Apple, nem o Android do google permitem a inclusão de aplicativos a não ser por desenvolvedores credenciados.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feriados da Copa


Na última segunda-feira, dia 19/09, foi enviado ao Congresso o projeto de lei denominado Lei Geral da Copa. Em um de seus artigos (41), está escrito que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”.
Não sou fã do alto número de feriados no Brasil, já até escrevi sobre isto (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/11/dia-da-consciencia-negra-e-feriados-no.html), porém, infelizmente, esta atitude durante a copa será necessária.
Antes de entrar no mérito da questão, vamos a alguns pontos sobre a logística em uma Copa do Mundo. Os turistas estrangeiros, ao comprar os pacotes para a Copa, recebem hospedagem, ingressos e todos os traslados necessários, ou seja, os torcedores estrangeiros não irão aos jogos de taxi ou transporte público e sim em comboios de ônibus, como é feito com as torcidas organizadas em clássicos regionais.
Além disto, os horários dos jogos são feitos de acordo com o horário europeu e não com o horário local. Logo, os jogos da Copa deverão ser realizados, a princípio, para terminarem, no máximo, às 18hrs, ou seja, 23hrs no horário europeu continental.
E o que isto tem a ver com os feriados? Simples, imaginem comboios de ônibus trafegando em um dia de semana, durante o horário comercial em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte? O trânsito, já horrível, tornar-se-á caótico. A solução para isto é aumentar e melhorar o transporte público de massa para que os habitantes locais deixem seus carros na garagem e usem o transporte público. Entretanto, uma enorme parte das obras está com seus cronogramas atrasados e, finalmente, o governo parece reconhecer que muitas delas não ficarão prontas a tempo.
Não tendo a alternativa do transporte em massa, o que fazer para o trânsito não ficar caótico durante os jogos e fazer com que torcedores não percam os jogos ou não tenham uma imagem tão negativa do país? Só há uma forma, retirando veículos das ruas.
Existe um boa forma para que as pessoas, por livre e espontânea vontade, deixem seus carros na rua, transformando o dia em um “domingo”, ou seja, em um feriado. Como as pessoas não precisam tirar os carros de casa para ir ao trabalho, escola, compras, bancos etc., o trânsito fica mais fluido e tranquilo, basta ver a maravilha que é o trânsito aos domingos, mesmo nas grandes cidades.
Resumindo, feriados são ruins para a economia, mas, neste caso, é uma medida paliativa e, infelizmente, necessária.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Análise Econômico-Financeira - Avaí Futebol Clube


Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Avaí Futebol Clube.
O clube está em situação muito ruim em relação ao seu endividamento, correspondendo a 94% dos seus ativos e uma baixíssima capacidade de honrar os compromissos de curto prazo.
Em relação às receitas e despesas, o clube, apesar de um bom aumento nas receitas (52%) comparada a 2009, ainda não consegue gerar resultados positivos, embora com um deficit muito pequeno.
Em relação apenas ao futebol, há um superavit de 6 milhões de reais. Se contarmos as despesas financeiras de 2,3 milhões, ainda há um superávit, mas, quando se olha déficit do restante do clube, da ordem de 4 milhões, ficamos com um déficit total de 700 mil reais.
A análise mais completa encontra-se no arquivo .pdf abaixo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Blog de Receitas disponível em celulares Nokia


É com grande alegria que anuncio que meu blog, totalmente sem relação com este e que uso como hobby, Receitas do Nego está agora disponível para smartphones Nokia.
Basta ir na loja Ovi e procurar pelo nome do blog que poderá ser baixado um aplicativo que instalará o blog no celular, sendo que o aplicativo, além de trazer as receitas, também já atualiza o conteúdo automaticamente. Quem não quiser, ou não conseguir achar o blog na loja, basta entrar neste endereço e fazer o download: http://store.ovi.com/content/200930.
O aplicativo é gratuito, sem custo algum para o usuário. Infelizmente, nem o sistema da Apple, nem o Android do google permitem a inclusão de aplicativos a não ser por desenvolvedores credenciados.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Furb Federal, mas, e se...

Estamos em meio ao processo de negociação da federalização da Furb, ou, o que é mais provável, a vinda da UFSC para Blumenau, usando a Furb como plataforma de entrada. No enorme movimento popular vindo do Facebook, denominado Sou Pela Furb Federal, que já conta com mais de 30 mil membros, há uma manifestação e uma inquietude de que, ou a Furb é 100% incorporada ou, ou, ou, bem, não existe um ou.
Não se trabalha com outra hipótese ou alternativa. Basicamente, o desejado é que 100% dos servidores continuem servidores públicos municipais cedidos à União e todos os alunos atuais sejam incorporados à UFSC tão logo o processo seja finalizado. Entretanto, tenho algumas questões caso o processo não corra como o desejado.
1. E se a UFSC não quiser todos os cursos da Furb, pelo motivo singelo de não fazer parte da cultura, da história ou até por falta de interesse da UFSC por tais cursos? Será que os servidores e alunos dos cursos não incorporados, manter-se-iam engajados pelo bem maior, que seria a UFSC oferecendo ensino público, gratuito e de qualidade (como se a Furb não tivesse qualidade) em uma boa parcela dos cursos atuais da Furb? 
2. E se a UFSC não aceitasse servidores municipais em seus quadros, oferecendo um período de transição (cinco anos, por exemplo) para que os atuais servidores fizessem concurso público federal? Será que os servidores da Furb aceitariam correr este risco e ainda assim apoiariam a causa pelo bem maior? Só para fundamentar o que digo, em universidades federais, os concursos para docentes são abertos para candidatos com titulação de doutor e, apenas em caso de não haver algum inscrito, abre-se um novo concurso para mestres e caso não haja mestres inscritos, abre-se para especialista. 
3. E se os atuais alunos não forem contemplados, visto que não prestaram vestibular para a UFSC e sim para a Furb? Neste modelo, os alunos atuais terminariam seus cursos como alunos da Furb, havendo, no curto prazo, alunos UFSC e Furb dividindo o mesmo espaço acadêmico. Será que os atuais acadêmicos continuariam engajados pelo bem maior? Pela enquete que comecei no grupo do facebook na última terça-feira, não fiquei convicto da resposta positiva dos alunos (e não de seus professores) quanto ao engajamento. 
Enfim, creio que a discussão precisa ser mais aberta com muito mais reflexão e análise de cenários e menos mobilização pela mobilização. Radicalização do tipo, ou incorpora-se tudo ou não temos interesse no processo, é um caminho arriscado e perigoso, afinal, pelo anúncio feito pela presidente(a) Dilma, foi determinada a vinda da UFSC para Blumenau, com ou sem a Furb no processo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O público e o privado na web

Nos últimos anos, temos visto uma explosão no uso de redes sociais, tais como Orkut, facebook, twitter, dentre outras. Uma quantidade cada vez maior de pessoas, principalmente jovens, usam as redes para se expressar, combinar encontros com amigos e postar fotos e vídeos de sua vida pessoal.
Entretanto, as empresas também utilizam as mesmas redes sociais para avaliar perfis de empregados, seja na hora da contratação ou até mesmo no dia-a-dia empresarial. E aqui vem uma grande questão: isto é violação de privacidade? Para respondê-la, temos que analisar a situação tanto pela ótica do empregado quanto da empresa.
É justo as empresas bisbilhotarem a vida dos seus empregados atuais e, principalmente, utilizar como parâmetro o que uma pessoa faz na sua vida pessoal para contratá-la ou não? É justo as pessoas terem que se policiar no que podem dizer nas redes sociais, com medo que o seu patrão atual ou um futuro patrão possa ler e julgá-las com base nisto? Será que até na internet, um território livre, temos que nos policiar sobre o que podemos ou não escrever?
Porém, como você se sentiria se um empregado seu postasse no twitter, facebook e similares que odeia a empresa onde trabalha ou que não gosta de você como chefe? E será que você contrataria alguém que posta fotos de baladas mirabolantes com comentários que não vai trabalhar segunda por conta da ressaca? Será que acreditaria que esta pessoa tem responsabilidade suficiente para assumir um cargo na sua empresa?
Eu diria que os dois lados estão com uma boa dose de razão, mas temos que ponderar uma coisa extremamente importante. O que postamos nas nossas redes sociais é público ou privado? Em minha opinião, é público, pois todos conseguem ler. E, se é público, todos podem ter o direito de ler e emitir sua opinião a respeito. Muitas vezes, o fato de podermos escrever de nossas casas, sem ninguém por perto, dá a falsa sensação de anonimato, de que ninguém nos lê ou presta atenção no que escrevemos.
Em minha opinião, há uma forma simples de se medir o que podemos ou não escrever na internet. Se o que vamos escrever pode ser dito em uma roda de pessoas que não temos intimidade em um ambiente social, como, por exemplo, uma reunião de trabalho, podemos publicar nas redes sem maiores problemas. Entretanto, se o que vamos postar é algo que interesse apenas a nós e nossos amigos, a melhor solução é publicar de maneira privada, para que apenas nossos amigos leiam. Hoje na grande parte das redes sociais é possível especificar quem pode ou não ler nossas mensagens.
Finalmente, todas nossas atitudes e comportamentos devem ser pautadas pelo bom senso, seja no mundo real, seja no mundo virtual.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Análise Econômico-Financeira - Sport Club Internacional

Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Sport Club Internacional.
A qualidade informacional não foi a melhor possível, visto o parecer de auditoria com ressalvas. Entretanto, não foram encontrados valores com contabilização diferente do permitido, mas sim a impossibilidade de conferência de valores, principalmente de provisões. Sendo assim, nenhum ajuste nas demonstrações foi feito.
Paralelo a isto, houve um incremento muito grande nos seus ativos, da ordem de 400 milhões de reais. Tal fato deu-se por uma reavaliação do seu ativo imobilizado, mais precisamente de terrenos que, provavelmente, sofreram um grande aumento no seu valor imobiliário, valor este não captado até então nas demonstrações contábeis.

Em relação ao seu desempenho, o clube está em situação relativamente boa, por conta do incremento dos ativos, em relação ao seu endividamento, correspondendo a 34% dos seus ativos, porém ainda com uma baixa capacidade de honrar os compromissos de curto prazo, embora melhorando.
Em relação às receitas e despesas, o clube teve uma pequena queda nas receitas (5,5% comparada a 2009 e ainda não consegue gerar resultados positivos.
Em relação apenas ao futebol, há um deficit de 15 milhões de reais e, ao se deduzir as despesas com juros, o deficit vai para 26 milhões de reais. Entretanto, o lado social do clube é muito superavitário e, por conta disto, o deficit final é de apenas 2,6 milhões de reais.
A análise mais completa encontra-se no arquivo .pdf abaixo.

Análise Econômico-Financeira - Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
O clube não apresenta uma boa qualidade informacional, expressa pelo parecer de auditoria com muitas ressalvas.
Segue a ressalva apresentada pelos auditores:

- Reavaliação de bens tangíveis: O clube registrou durante o exercício de 2010 a reavaliação do terreno onde fica localizado o Estádio Olímpico Monumental, no montante de R$ 49.655, com base em laudo emitido por avaliador independente. As práticas contábeis brasileiras não permitem a reavaliação de ativo imobilizado desde 01 de janeiro de 2008, de acordo com lei 11.638/07. Como consequência, o ativo e o patrimônio líquido estão contabilizados a maior naquele montante.
- Reavaliação de bens intangíveis: Em 1997, o Clube reconheceu no ativo não circulante intangível o montante de R$ 36.555 mil a título de Fundo de Comércio Interno (a marca “GRÊMIO”). As práticas contábeis brasileiras não permitem o reconhecimento contábil de reavaliação de bens intangíveis gerados internamente. Como consequência, o ativo não circulante intangível e o patrimônio líquido estão à maior naquele montante.
Em virtude disto, as demonstrações contábeis foram então ajustadas.

Em relação ao seu desempenho, o clube está em situação muito ruim em relação ao seu endividamento, correspondendo a 155% dos seus ativos e uma baixíssima capacidade de honrar os compromissos de curto prazo.
Em relação às receitas e despesas, o clube, apesar de um aumento nas receitas (8%) comparada a 2009, ainda não consegue gerar resultados positivos.
Em relação apenas ao futebol, há um superavit de 8,5 milhões de reais. Entretanto, ao se deduzir as despesas com juros, o superavit se transforma em um déficit de 10,2 milhões de reais.
A análise mais completa encontra-se no arquivo .pdf abaixo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Previsão de Produtos Agropecuários - Trigo - Setembro 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de algodão, com base no Preço médio do trigo CEPEA/ESALQ – Estado do Paraná - por tonelada, mercado disponível, a vista.
Os dados mostram uma queda forte dos preços para setembro, com uma previsão de R$ 426,17, com uma oscilação forte de preços até o final do ano, com uma recuperação em dezembro, com uma previsão de R$ 500,73 e uma elevação muito forte em fevereiro de 2011.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

Previsão de Produtos Agropecuários - Milho - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de milho, com base no Indicador de Preços do MILHO ESALQ/BM&FBovespa, à vista por saca de 60 kg, descontado o Prazo de Pagamento pela taxa CDI/CETIP.

Os dados mostram um aumento dos preços para stembro, com uma previsão de R$ 32,01 para a saca de 60kg. A tendência, entretanto, é de queda dos preços até o final do ano, com uma previsão de R$ 28,38 para dezembro, caso as condições atuais de mercado se mantenham constantes.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Previsão de Produtos Agropecuários - Café - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de café, com base no Indicador Café Arábica CEPEA/ESALQ para saca de 60kg líqüido, bica corrida, tipo 6, bebida dura para melhor, valor descontado o Prazo de Pagamento pela taxa da NPR, posto na cidade de São Paulo.
Os dados mostram um aumento dos preços para setembro, com uma previsão de R$ 485,56 para a saca de 60kg, mantendo a alta até dezembro, quando deve chegar a R$ 554,41, caso não surjam outras variáveis externas para a mudança da curva.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.


Previsão - Café - setembro

View more documents from Jorge Scarpin

Previsão de Produtos Agropecuários - Bezerro - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de bezerros, com base no indicador Indicador Arroz em Casca ESALQ/BM&F Bovespa Mato Grosso do Sul.
Os dados mostram uma leve alta nos preços para setembro, com uma previsão de R$ 746,69, uma valorização de 1,66% em relação a agosto. O cenário continua favorável, pois os preços já estão elevados e devem se manter em torno dos R$ 745,00 até novembro, voltando a cair apenas em dezembro, com uma previsão de preço para o final do ano em torno de R$ 738,00, caso não surjam outras variáveis externas para a mudança da curva.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

Previsão de Produtos Agropecuários - Boi Físico - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de boi físico, com base na média ponderada do boi gordo no Estado de São Paulo, com Funrural (2,3%).
Os dados mostram um aumento de preços para setembro, com uma previsão de R$ 103,12. O cenário, a partir daí, mostra uma quase estabilidade e até leve aumentos de preços, girando em torno dos R$ 100,00, havendo uma perspectiva de queda apenas no mês de dezembro, quando deve fechar em torno de R$ 90,00, caso não surjam outras variáveis externas para a mudança da curva.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

Previsão de Produtos Agropecuários - Arroz - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de algodão, com base no Indicador Arroz em Casca ESALQ/BM&F Bovespa para saca de 50 kg, tipo 1, 58/10, posto indústria Rio Grande do Sul, à vista (Prazo de Pagamento descontado pela taxa CDI/CETIP).
Os dados mostram uma queda dos preços para stembro, com uma previsão de R$ 20,49 para a saca de 50kg, uma depreciação ainda maior dos preços. Porém, o cenário que era de uma queda ainda maior nos preços não está se confirmando, sendo que os preços estão com a tendência de permanecer por volta dos R$ 20,00 até dezembro, quando deve atingir a marca de R$ 21,74, caso não surjam outras variáveis externas para a mudança da curva.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.


Previsão de Produtos Agropecuários - Soja - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de algodão, com base no Indicador CEPEA/ESALQ/BM&FBovespa - Paranaguá, por saca de 60 kg, descontado o Prazo de Pagamento pela taxa CDI.

Os dados mostram uma leve tendência de alta nos preços para setembro, com uma previsão de R$ 49,72. A tendência é de picos de alta entre outubro e dezembro, com uma previsão de R$ 51,15 ao final do ano.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Previsão de Produtos Agropecuários - Algodão - Setembro de 2011

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de algodão, com base no indicador Algodão CEPEA/ESALQ - São Paulo. Os preços estão em centavos de reais por libra-peso. Para converter de centavos de reais para reais, desloque a vírgula duas casas para a esquerda.
Ressalte-se, neste caso que um libra-peso equivale a 0,453597 quilo. Para transformar de libra-peso para arroba, multiplique por 33,069. Para converter de arroba para libra-peso, dividida por 33,069. Para levar libra-peso para kg, multiplique por 2,2046; para tonelada, multiplique este resultado por 1.000.
Os dados mostram uma queda dos preços para setembro, com uma previsão de R$ 164,51, uma queda de 8,45% em relação a agosto. A tendência, entretanto, é de elevação dos preços a partir de novembro, mas chegando a dezembro ainda abaixo dos patamares de agosto, a R$ 173,19.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Previsão de Preços para Setembro - Açúcar

Dando continuidade à série de previsões descritas no blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/07/previsao-de-produtos-agropecuarios.html), seguem as previsões para o mercado de açúcar, com base no indicador Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ - São Paulo.
Os dados mostram uma continuidade da recuperação dos preços para setembro, com uma previsão de R$ 80,41 para a saca de 50kg, com impostos e sem frete, um aumento de 17,41% em relação a agosto. A tendência é de elevação dos preços até outubro, quando os preços voltam a cair, chegando a R$ 61,72 em dezembro.
A previsão completa encontra-se no quadro abaixo, onde é possível a extração do arquivo em .pdf.


Análise Econômico-Financeira - Santos Futebol Clube

Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Santos Futebol Clube.
O clube está em situação muito ruim em relação ao seu endividamento, correspondendo a 185% dos seus ativos e uma baixíssima capacidade de honrar os compromissos de curto prazo.
Em relação às receitas e despesas, o clube, apesar de um bom aumento nas receitas (65%) comparada a 2009, ainda não consegue gerar resultados positivos.
Em relação apenas ao futebol, há um superavit de 12 milhões de reais. Entretanto, ao se deduzir as despesas com juros, o superavit se transforma em um déficit de 6,6 milhões de reais.
A análise mais completa encontra-se no arquivo .pdf abaixo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Análise Econômico-Financeira - São Paulo Futebol Clube

Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o São Paulo Futebol Clube.
O clube apresenta uma boa qualidade informacional, expressa pelo parecer de auditoria sem ressalvas.
Pela análise dos números das demonstrações financeiras do São Paulo Futebol Clube observa-se uma situação muito boa na questão de endividamento, talvez a melhor entre os clubes analisados até agora, conseguindo manter um bom nível de dívidas em relação ao seu ativo.
Entretanto, observa-se que o clube não consegue gerar resultados positivos no negócio futebol, tendo uma dependência muito grande com o aluguel do seu estádio para eventos de outra natureza para fechar suas contas. Além disto, a receita está ficando muito dependente da TV, o que faz com que o clube fique em uma posição não muito favorável, pois, qualquer desavença com este parceiro, pode provocar danos consideráveis ao clube.
Uma análise mais completa, está no documento em formato pdf a seguir, que pode ser baixado sem problemas, caso desejado.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Análise Econômico-Financeira - Sport Club Corinthians Paulista

Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Sport Club Corinthians Paulista.
O quadro é considerado mediano, com alguns pontos positivos e outros negativos. O principal ponto positivo é o fácil acesso às demonstrações, claramente evidenciadas no site do clube, inclusive com prestações de contas periódicas (parabéns pela transparência) e também pela boa qualidade informacional, expressa pelo parecer de auditoria sem ressalvas.
Pela análise dos números das demonstrações financeiras do Sport Club Corinthians Paulista observa-se uma situação razoável, pois, mesmo com alto endividamento, sua capacidade de pagamento das dívidas está melhorando e o clube, já de algum tempo, consegue produzir resultados positivos, com indicadores de resultado melhores em 2010 do que em 2009.
Uma análise mais completa, está no documento em formato pdf a seguir, que pode ser baixado sem problemas, caso desejado.

Análise Econômico-Financeira - Corintians 2010

View more documents from Jorge Scarpin
dreamhost review Ping Blog