sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O público e o privado na web

Nos últimos anos, temos visto uma explosão no uso de redes sociais, tais como Orkut, facebook, twitter, dentre outras. Uma quantidade cada vez maior de pessoas, principalmente jovens, usam as redes para se expressar, combinar encontros com amigos e postar fotos e vídeos de sua vida pessoal.
Entretanto, as empresas também utilizam as mesmas redes sociais para avaliar perfis de empregados, seja na hora da contratação ou até mesmo no dia-a-dia empresarial. E aqui vem uma grande questão: isto é violação de privacidade? Para respondê-la, temos que analisar a situação tanto pela ótica do empregado quanto da empresa.
É justo as empresas bisbilhotarem a vida dos seus empregados atuais e, principalmente, utilizar como parâmetro o que uma pessoa faz na sua vida pessoal para contratá-la ou não? É justo as pessoas terem que se policiar no que podem dizer nas redes sociais, com medo que o seu patrão atual ou um futuro patrão possa ler e julgá-las com base nisto? Será que até na internet, um território livre, temos que nos policiar sobre o que podemos ou não escrever?
Porém, como você se sentiria se um empregado seu postasse no twitter, facebook e similares que odeia a empresa onde trabalha ou que não gosta de você como chefe? E será que você contrataria alguém que posta fotos de baladas mirabolantes com comentários que não vai trabalhar segunda por conta da ressaca? Será que acreditaria que esta pessoa tem responsabilidade suficiente para assumir um cargo na sua empresa?
Eu diria que os dois lados estão com uma boa dose de razão, mas temos que ponderar uma coisa extremamente importante. O que postamos nas nossas redes sociais é público ou privado? Em minha opinião, é público, pois todos conseguem ler. E, se é público, todos podem ter o direito de ler e emitir sua opinião a respeito. Muitas vezes, o fato de podermos escrever de nossas casas, sem ninguém por perto, dá a falsa sensação de anonimato, de que ninguém nos lê ou presta atenção no que escrevemos.
Em minha opinião, há uma forma simples de se medir o que podemos ou não escrever na internet. Se o que vamos escrever pode ser dito em uma roda de pessoas que não temos intimidade em um ambiente social, como, por exemplo, uma reunião de trabalho, podemos publicar nas redes sem maiores problemas. Entretanto, se o que vamos postar é algo que interesse apenas a nós e nossos amigos, a melhor solução é publicar de maneira privada, para que apenas nossos amigos leiam. Hoje na grande parte das redes sociais é possível especificar quem pode ou não ler nossas mensagens.
Finalmente, todas nossas atitudes e comportamentos devem ser pautadas pelo bom senso, seja no mundo real, seja no mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog