sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra e Feriados no Brasil - Consequências para a Economia

Hoje é feriado, um feriado diferente, pois é feriado em algumas cidades (cerca de 200) e não é feriado na maioria das outras (cerca de 5.300). Não vou aqui debater se este dia deve ou não ser feriado, apesar de achar o dia Nacional da Consciência Negra algo bom para a sociedade, mas que não dever-se-ia parar o país por um dia devido a isto. Quero aqui discutir outra coisa, o número de feriados no Brasil. Vamos contá-los, em ordem cronológica:
1. 01 de janeiro, dia da confraternização universal: ok, é um feriado mundial, nada mais justo do que ser feriado no Brasil;
2. Carnaval: apesar de ser um feriado religioso e sermos um Estado laico (por que feriado religioso num país onde não há religião oficial?????), sou a favor do Carnaval, pela questão de geração de divisas para o país. O Carnaval é um produto brasileiro de exportação e o movimento turístico é muito alto e extremamente relevante, principalmente em lugares como a Bahia ou o Rio de Janeiro. Apesar disto, tecnicamente, segunda-feira de carnaval não é feriado e terça-feira é ponto facultativo;
3. Sexta-feira "santa", ou sexta-feira da paixão: um feriado religioso e, conforme explicado acima, se somos um Estado laico, logo, feriado religioso deveria ser abolido . Uma questão sobre isto: os feriados religiosos já tiveram sua função. Quando os empregados não possuiam férias, como forma de ajudar os trabalhadores, a Igreja instituiu que era pecado trabalhar nos dias "santos" e, por esta razão, temos dias para São João, Santo Antônio, São Pedro, Páscoa, Corpus Christi etc. Entretanto, nos dias de hoje, tais feriados não possuem mais sentido.
4. Dia de Tiradentes: considerado um herói nacional, Tiradentes lutou pela independência. Apesar da polêmica sobre se a Inconfidência Mineira foi uma luta pela independência ou se foi uma revolta pelos altos impostos da época, eu considero que este feriado não é tão ilógico, podendo ser mantido.
5. Dia do Trabalho: também um feriado mais ou menos mundial. Não vejo condições políticas de ser alterado.
6. Corpus Christi: pelas mesmas razões da sexta-feira "santa", não há sentido nos dias de hoje.
7. Dia da Independência do Brasil: o dia da independência é feriado em todos os países, marcados por desfiles militares etc. Feriado plenamente compreensível.
8. Dia da Padroeira do Brasil: ao contrário do que muitos pensam, o dia 12 de outubro é feriado por ser o dia da Padroeira e não por ser o dia das crianças. Dias das crianças foi uma invenção do comércio.
9. Dia de Finados: idem aos demais feriados religiosos.
10. Dia da Proclamação da República: também um feriado compreensível, a proclamação da república foi um marco na história brasileira.
11. Natal: também, apesar de ser um feriado religioso, com origem pagã (mas isto é outra história), é um feriado mundial.
Se não esqueci nenhum, há onze feriados nacionais. Além destes, há o feriado municipal de aniversário da cidade, totalizando 12. Se considerarmos o dia Nacional da Consciência Negra, sobe para 13. Se contarmos os feriados "emendados", podemos subir para 15 ou até mais.
O que isto significa? Significa que, em média, temos, no mínimo, 1 dia por mês onde nada funciona no Brasil. Se formos considerar que há, em média, 22 dias úteis no Brasil, temos 5% do mês parado por conta de feriados. Isto significa que não temos produção, não temos serviços bancários, não temos educação. Por falar em educação, o problema é maior, pois a educação tem o péssimo hábito de "emendar" feriados. Se o feriado é terça, segunda não há aula. E aqui uma pergunta. Por que? Se os pais trabalham, por que os filhos vão ficar em casa? Ainda busco uma explicação para isto.
Com tantos dias parados, é óbvio que perdemos competitividade em relação a outros países com menos feriados. Se considerarmos que um empregado trabalha oito horas por dia, há 96 horas não trabalhadas por ano em virtude de feriados, ou seja, um terço de um mês cheio (30 ou 31 dias) e metade de um mês útil (com 22 a 25 dias) não se trabalha no Brasil.
Em tese, nós pessoas físicas deveríamos gostar disto, certo? Principalmente eu, que também sou professor, deveria gostar mais ainda. Neste semestre, por exemplo, com diversos feriados nas terças-feiras, fiquei sem trabalhar também na segunda. Bem, na minha opinião, errado. Quanto menos dias um empregado trabalha, menor tende a ser seu salário, pois a empresa precisa de uma quantidade maior de trabalhadores para realizar a produção, fazendo com que o salário médio seja reduzido. Além disto, isto tira a competitividade do país, o que não é bom para a geração de empregos.
Finalmente, em minha opinião, pelo menos os 3 feriados católicos (sexta-feira "santa", Corpus Christi e finados) poderiam ser eliminados que não faria falta alguma para o desenvolvimento da nação.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o Senhor. Já cheguei a pensar sobre isso também, embora não com tanta profundidade no assunto.
    Parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir

dreamhost review Ping Blog