Como explicado anteriormente (http://professorscarpin.blogspot.com/2011/08/analise-economico-financeira-de-clubes.html), vamos dar sequencia às análises dos clubes de futebol brasileiro, agora com o Sport Club Internacional.
A qualidade informacional não foi a melhor possível, visto o parecer de auditoria com ressalvas. Entretanto, não foram encontrados valores com contabilização diferente do permitido, mas sim a impossibilidade de conferência de valores, principalmente de provisões. Sendo assim, nenhum ajuste nas demonstrações foi feito.
Paralelo a isto, houve um incremento muito grande nos seus ativos, da ordem de 400 milhões de reais. Tal fato deu-se por uma reavaliação do seu ativo imobilizado, mais precisamente de terrenos que, provavelmente, sofreram um grande aumento no seu valor imobiliário, valor este não captado até então nas demonstrações contábeis.
Em relação ao seu desempenho, o clube está em situação relativamente boa, por conta do incremento dos ativos, em relação ao seu endividamento, correspondendo a 34% dos seus ativos, porém ainda com uma baixa capacidade de honrar os compromissos de curto prazo, embora melhorando.
Em relação às receitas e despesas, o clube teve uma pequena queda nas receitas (5,5% comparada a 2009 e ainda não consegue gerar resultados positivos.
Em relação apenas ao futebol, há um deficit de 15 milhões de reais e, ao se deduzir as despesas com juros, o deficit vai para 26 milhões de reais. Entretanto, o lado social do clube é muito superavitário e, por conta disto, o deficit final é de apenas 2,6 milhões de reais.
A análise mais completa encontra-se no arquivo .pdf abaixo.
Contabilidade e os Incas - 2
Há 2 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário