sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feriados da Copa


Na última segunda-feira, dia 19/09, foi enviado ao Congresso o projeto de lei denominado Lei Geral da Copa. Em um de seus artigos (41), está escrito que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”.
Não sou fã do alto número de feriados no Brasil, já até escrevi sobre isto (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/11/dia-da-consciencia-negra-e-feriados-no.html), porém, infelizmente, esta atitude durante a copa será necessária.
Antes de entrar no mérito da questão, vamos a alguns pontos sobre a logística em uma Copa do Mundo. Os turistas estrangeiros, ao comprar os pacotes para a Copa, recebem hospedagem, ingressos e todos os traslados necessários, ou seja, os torcedores estrangeiros não irão aos jogos de taxi ou transporte público e sim em comboios de ônibus, como é feito com as torcidas organizadas em clássicos regionais.
Além disto, os horários dos jogos são feitos de acordo com o horário europeu e não com o horário local. Logo, os jogos da Copa deverão ser realizados, a princípio, para terminarem, no máximo, às 18hrs, ou seja, 23hrs no horário europeu continental.
E o que isto tem a ver com os feriados? Simples, imaginem comboios de ônibus trafegando em um dia de semana, durante o horário comercial em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte? O trânsito, já horrível, tornar-se-á caótico. A solução para isto é aumentar e melhorar o transporte público de massa para que os habitantes locais deixem seus carros na garagem e usem o transporte público. Entretanto, uma enorme parte das obras está com seus cronogramas atrasados e, finalmente, o governo parece reconhecer que muitas delas não ficarão prontas a tempo.
Não tendo a alternativa do transporte em massa, o que fazer para o trânsito não ficar caótico durante os jogos e fazer com que torcedores não percam os jogos ou não tenham uma imagem tão negativa do país? Só há uma forma, retirando veículos das ruas.
Existe um boa forma para que as pessoas, por livre e espontânea vontade, deixem seus carros na rua, transformando o dia em um “domingo”, ou seja, em um feriado. Como as pessoas não precisam tirar os carros de casa para ir ao trabalho, escola, compras, bancos etc., o trânsito fica mais fluido e tranquilo, basta ver a maravilha que é o trânsito aos domingos, mesmo nas grandes cidades.
Resumindo, feriados são ruins para a economia, mas, neste caso, é uma medida paliativa e, infelizmente, necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog