quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Novas Pesquisas Eleitorais - Presidente

Confirmando todas as tendências apontadas pelo blog desde julho, o efeito tesoura se confirmou. José Serra em trajetória descendente e Dilma Rousseff em trajetória ascendente.
A não ser que um fato novo ocorra, a eleição está decidida no primeiro turno. Nas postagens anteriores havia a ressalva do horário político que poderia mudar o cenário. Entretanto, com o horário político a tendência se acentuou mais ainda, ou seja, pode-se já deduzir que, por enquanto, Dilma Rousseff leva ampla vantagem no horário eleitoral.
Será que os últimos debates provocarão a virada do jogo? Eu, sinceramente, não acredito.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pesquisa DataFolha - 20-08 - Comprovação das Tendências

Finalmente hoje, 21/08 com as pesquisas DataFolha para presidente, há uma visão que a eleição tem grande possibilidade de ser decidida no primeiro turno.
Aqui no blog, o primeiro post a tratar disto foi o de maio, vendo similaridades entre as eleições de 1994 e 2010, com a oposição sem coragem de bater na situação e, com isto, estagnando e, no final, perdendo a eleição (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/05/similaridades-entre-eleicao-1994-e-2010.html).
Já no final de junho, este blog apontou a clara chance de uma definição no primeiro turno (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-vox-populi-junho-de-2010-dilma.html e http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-cni-ibope-junho-de-2010-dilma.html).
Pela análise desta pesquisa, na verdade o horário eleitoral, que poderia virar o jogo, na verdade acentuou mais ainda a diferença, fazendo com que a nova previsão, com base na pesquisa DataFolha seja de 58% a 32% dos votos válidos a favor de Dilma Rousseff.
Como foi a primeira pesquisa depois do horário eleitoral, o modelo está começando a captar este efeito agora. Provavelmente, na segunda pesquisa, a previsão será mais apurada. Na minha opinião, a tendência é aumentar ainda mais a diferença, a não ser que um fato totalmente novo aconteça.
O gráfico com a previsão geral e tendência encontra-se abaixo:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cursos Gratuitos de Informática


Seguindo a linha do post anterior (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/08/cursos-gratuitos-de-idiomas.html), segue a lista de cursos de informática, elaboradas pelos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A propósito, os alunos da turma são: Ada Maria Carsa; Aline da Costa; Amanda Caroline da Silva; Bianca Caroline Silveira; Camila Baloni; Cleiton Pereira Guedes; Daniela Reisch; Eduarda Cristine Grassi; Gabriela Pinto; Jucinéia Kamke; Jussane Schmidt; Kathlyn Quadri; Laís Daiane Schroeder; Paula Marjorie Ramos; Priscila Rafaela dos Passos; Rômulo Korb; Sirlene Heiden; Taisa Rezende; Tayse dos Santos; Vanessa Pereira Cardoso e William Meneghelli. O serviço de tabulação e compilação dos dados ficou a cargos dos monitores Lara Fabiana Dallabona e Paulo Sérgio Almeida dos Santos.

Seguem os principais cursos de informática encontrados.

Microsoft Word: http://007blog.net/curso-de-informatica-gratuito/; http://asdf.com.br/; http://concursos.ig.com.br/curso/pacote-basico-informatica.aspx; http://elearning.sfm.pt/; http://office.microsoft.com/pt-br/training/CR006195817.aspx; http://search.4shared.com/q/1/informatica; http://www.aprendaemcasa.com.br/; http://www.cursos24horas.com.br/cursos/word.asp; http://www.digicurso.com/; http://www.ecurso.com.br/; http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx; http://www.rksoft.com.br/html/digicerto_master; http://www.semlimites.com.br/informatica/informatica_educacao_cursosonline.shtm; http://www.sfm.pt/formacao/cursos-office.php; www.aprendamais.com.br.

Microsoft Excel: http://007blog.net/curso-de-informatica-gratuito/; http://www.asdf.com.br/; http://concursos.ig.com.br/curso/pacote-basico-informatica.aspx; http://elearning.sfm.pt/; http://www.gandaiabr.net/2008/02/curso-excel-online-gratis.html; http://search.4shared.com/q/1/informatica; http://www.aprendaemcasa.com.br/; http://www.cursos24horas.com.br/cursos/word.asp; http://idealgratis.com/curso/; http://www.ecurso.com.br/; http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx; http://www.juliobattisti.com.br/cursos/excelbasico/; http://www.render.com.br/cursos/gratuitos/aprendendo-excel-2007; http://www.semlimites.com.br/informatica/informatica_educacao_cursosonline.shtm; http://www.sfm.pt/formacao/cursos-office.php; www.aprendamais.com.br.

Microsoft PowerPoint: http://www.ecurso.com.br/; http://www.blogodorium.net/curso-word-excel-power-point-access-gratis-online/; http://www.cursos24horas.com.br/cursos/word.asp; http://www.sfm.pt/formacao/cursos-office.php; http://elearning.sfm.pt/; www.aprendamais.com.br; http://007blog.net/curso-de-informatica-gratuito/; http://search.4shared.com/q/1/informatica; http://www.semlimites.com.br/informatica/informatica_educacao_cursosonline.shtm; http://www.aprendaemcasa.com.br/; http://concursos.ig.com.br/curso/pacote-basico-informatica.aspx; http://www.asdf.com.br/; http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx; http://www.iped.com.br/curso/powerpoint-2007/.

Microsoft Access: http://www.semlimites.com.br/informatica/informatica_educacao_cursosonline.shtm; http://www.blogodorium.net/curso-word-excel-power-point-access-gratis-online/; http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx; http://www.ecurso.com.br/; http://www.sfm.pt/formacao/cursos-office.php; http://concursos.ig.com.br/curso/pacote-basico-informatica.aspx; http://www.cenedi.com.br/word.html    http://007blog.net/curso-de-informatica-gratuito/; http://www.asdf.com.br/; http://elearning.sfm.pt/; http://www.aprendaemcasa.com.br/; http://search.4shared.com/q/1/informatica; www.aprendamais.com.br.

Caso alguém encontre mais algum e queira divulgar aqui, basta me enviar o link. Basta fazer um comentário que publico o comentário e já acrescento o curso na lista.

Cursos Gratuitos de Idiomas

Na semana passada, ministrando aula para a disciplina de Contabilidade Introdutória no curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB), ao falar sobre exigências do mercado de trabalho, houve o debate sobre formação complementar.

Hoje, há duas grandes formações complementares exigidas pelas empresas e não trabalhadas nos cursos de graduação, visto que são atividades que o aluno deve procurar por si só de formação que são: idiomas e informática. Com o advento da internet, caiu por terra a desculpa de "não faço inglês por falta de dinheiro", visto que existem diversos sítios na internet com a oferta de cursos gratuitos na área.

Então, foi solicitada aos alunos uma pesquisa com cursos on line gratuitos, tanto de idiomas quanto de informática.

A propósito, os alunos da turma são: Ada Maria Carsa; Aline da Costa; Amanda Caroline da Silva; Bianca Caroline Silveira; Camila Baloni; Cleiton Pereira Guedes; Daniela Reisch; Eduarda Cristine Grassi; Gabriela Pinto; Jucinéia Kamke; Jussane Schmidt; Kathlyn Quadri; Laís Daiane Schroeder; Paula Marjorie Ramos; Priscila Rafaela dos Passos; Rômulo Korb; Sirlene Heiden; Taisa Rezende; Tayse dos Santos; Vanessa Pereira Cardoso e William Meneghelli. O serviço de tabulação e compilação dos dados ficou a cargos dos monitores Lara Fabiana Dallabona e Paulo Sérgio Almeida dos Santos.
Seguem os principais cursos de idiomas encontrados.

Inglês: http://www.virtualingles.com.br/; http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.eingles.com.br/curso/alfabeto-em-ingles.html; http://www.googlebr.englishtown.com/online/home.aspx; http://www.zapenglish.com/; http://www.cursodeinglesgratis.org/; http://www.englishtown.com.br/online/home.aspx; http://www.inglesagora.com.br/minicurso.htm?gclid=COzatJH4vaMCFdJL5QodPmt1aQ; www.inglesonline.com.br; www.cursodeinglesgratis.org; http://www.inglescurso.net.br/; www.weblinguas.com.br; http://www.inglescurso.net.br/; http://www2.netlanguages.com/info/portuguese/index.php.

Espanhol: http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.espanholgratis.net/; http://www.espanholcurso.com.br/curso-online; http://www.espanholcurso.com.br/; http://www.laboris.net/Candidato-Registrar.aspx?;origenvisita=253&utm_source=tradedoubler&utm_medium=afil&utm_campaign=candidato; http://www2.netlanguages.com/info/portuguese/index.php.
Italiano: http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/.

Francês: http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.franceszero.com.br/.

Japonês: http://op.xisde.net/; http://www.livemocha.com/.

Mandarim: http://www.falechines.com/; http://www.mariofialho.com/mandarim-online.htm; http://www.livemocha.com/.

Alemão: http://www.babelmundo.com.pt/; http://curso-gratuito.blogspot.com/2007/10/curso-de-alemao-mp3-gratis.html; http://www.livemocha.com/; http://www.dw-world.de/dw/0,,2199,00.htm
Russo: http://www.allysatis.org/ficheeleve/eleve.php?lang=7&langaff=6; http://www.livemocha.com/.

Árabe: http://www.apostilaz.com.br/linguas/arabe.html; http://www.livemocha.com/.

Caso alguém encontre mais algum e queira divulgar aqui, basta me enviar o link. Basta fazer um comentário que publico o comentário e já acrescento o curso na lista.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa Vox Populi - 17 de agosto - aumento da probabilidade de vitória

Saiu hoje a nova pesquisa do Vox Populi e a tendência é de um aumento maior ainda da diferença entre Dilma Rousseff e José Serra.
Na tendência da pesquisa anterior (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-vox-populi-julho-de-2010.html), estava previsto Dilma Rousseff chegar no final de agosto com 53,39% dos votos válidos, contra 37,51% de José Serra, com tendência ascendente para Dilma e decrescente para Serra (aqui votos válidos é desconsiderando os votos brancos, nulos e indecisos, além dos nanicos, por serem quase desprezíveis).
Entretanto, na pesquisa divulgada hoje, Dilma Rousseff já está com 54,88% dos votos válidos contra 35,37% de José Serra, ou seja, a diferença está maior do que o esperado (embora bem pouco).
A permanecer assim, a nova tendência aponta uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno com 58,1% dos votos válidos contra 31,6% de José Serra. O gráfico de tendência encontra-se abaixo:

Um ponto a ser ressaltado é o horário eleitoral apenas no seu início ainda. Contudo, a tendência é clara e, se não houver nenhuma alteração brusca, não haverá segundo turno nas eleições presidenciais.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nova pesquisa Ibope - 16/08 - Vantagem aumenta e definição primeiro turno se vê mais provável

Nova pesquisa Ibope. Pela primeira, contando apenas os votos válidos nos 3 principais candidatos, há uma definição das eleições no primeiro turno. Considerando apenas estes votos, temos Dilma Rousseff com 51,81% dos votos válidos contra 39,35% de José Serra e 9,64% de Marina Silva.
A previsão está indo de encontro com as anteriores. Entretanto, as previsões passadas apontavam para um distanciamento ainda maior entre os candidatos (vejam o post em http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-ibope-de-310710-previsao.html). Entretanto, mesmo com a suavização dos números, a previsão é de uma vitória da candidata Dilma Rousseff com 52,77% dos votos válidos em 03 de outubro. O gráfico com a tendência completa encontra-se abaixo:

O que as tendências mostram muito claro é: ou o candidato José Serra tem uma performance muito boa no horário eleitoral e debates, ou teremos uma eleição caminhando a passos largos para uma definição logo no primeiro turno.

sábado, 14 de agosto de 2010

Pesquisa Datafolha - agostos de 2010 - Caminhando para confluência com outros Institutos

Nova pesquisa Datafolha de 14/08. Esta pesquisa está indo em direção aos outros Institutos.
Agora houve a verificação da mudança da liderança, num efeito tesoura, mas, em virtude das pesquisas anteriores, há ainda a pequena chance de segundo. A previsão para Dilma Rousseff é chegar em 03 de outubro com 49,65% dos votos válidos contra 35,53% de José Serra. O gráfico completo encontra-se abaixo:

Há que se fazer a ressalva do horário político, que pode mudar todo o cenário (embora eu, pessoalmente, não acredite nisto).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Nova pesquisa Ibope - 06/08 - Nada mudou

Hoje, seis dias apenas depois da última pesquisa, o Ibope divulgou uma nova pesquisa. Como esperado, nada mudou.
Sendo assim, a análise desta é exatamente igual a anterior, disponível no post - http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-ibope-de-310710-previsao.html

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pesquisa CNT-Sensus - 05 de agosto

Finalmente, depois de meses (a última havia sido em maio), saiu a nova pesquisa CNT-Sensus para a presidência da República.
A pesquisa reforçou o efeito tesoura, com a virada da candidata Dilma Roussef e reforçou, assim como o Ibope (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-ibope-de-310710-previsao.html) e Vox Populi (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-vox-populi-julho-de-2010.html) a tendência da eleição ser resolvida já no primeiro turno.
Como a última pesquisa havia sido feita a muito tempo atrás, esta é a primeira análise de previsão para o Instituto, conforme gráfico abaixo:
O gráfico mostra que a previsão, para o dia da eleição, é um placar de 53,6% a 35,0% dos votos válidos em favor de Dilma Roussef contra José Serra.
As linhas amarelas e vermelhas indicam a projeção para Dilma Roussef e José Serra, respectivamente. Dois pontos relevantes a serem considerados:
1. O horário eleitoral ainda não começou. Esta é uma variável que pode mudar todo o processo.
2. Esta é a tendência do CNT-Sensus. Não foi analizada aqui a metodologia da pesquisa e sim, feita uma projeção por séries temporais.
dreamhost review Ping Blog