sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa Vox Populi - julho de 2010 - Manutenção da tendência de Dilma vencer no primeiro turno

Os últimos resultados da pesquisa Vox Populi apresentaram a tendência reforçada pela pesquisa de junho do efeito tesoura (queda de Serra e ascenção de Dilma).
Considerando apenas os votos de Dilma, Serra e Marina, o panorama é 50% para Dilma, 40,24% para Serra e 9,76% para Marina. Pelo modelo matemático criado para acompanhar a eleição (http://professorscarpin.blogspot.com/search/label/Vox%20Populi), Dilma estaria com 51,18% e Serra com 39,56%, conforme tabela abaixo:

Atualizando o modelo com os dados da nova pesquisa, a tendência para as eleições é uma vitória da candidata Dilma Roussef com 55,28% dos votos válidos contra 35,54% de José Serra. O gráfico abaixo sinaliza a tendência.

As linhas amarela e vermelha são as linhas de projeção e as azul e salmão as linhas da série histórica. Percebe-se um contínuo efeito tesoura para os dois candidatos. Entretanto, há que se fazer uma ressalva. O horário gratuito na TV ainda não começou, o que pode ser uma variável (e entrará nas próximas pesquisas e, conseqüentemente, no modelo) decisiva para a eleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog