quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cursos Gratuitos de Idiomas

Na semana passada, ministrando aula para a disciplina de Contabilidade Introdutória no curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB), ao falar sobre exigências do mercado de trabalho, houve o debate sobre formação complementar.

Hoje, há duas grandes formações complementares exigidas pelas empresas e não trabalhadas nos cursos de graduação, visto que são atividades que o aluno deve procurar por si só de formação que são: idiomas e informática. Com o advento da internet, caiu por terra a desculpa de "não faço inglês por falta de dinheiro", visto que existem diversos sítios na internet com a oferta de cursos gratuitos na área.

Então, foi solicitada aos alunos uma pesquisa com cursos on line gratuitos, tanto de idiomas quanto de informática.

A propósito, os alunos da turma são: Ada Maria Carsa; Aline da Costa; Amanda Caroline da Silva; Bianca Caroline Silveira; Camila Baloni; Cleiton Pereira Guedes; Daniela Reisch; Eduarda Cristine Grassi; Gabriela Pinto; Jucinéia Kamke; Jussane Schmidt; Kathlyn Quadri; Laís Daiane Schroeder; Paula Marjorie Ramos; Priscila Rafaela dos Passos; Rômulo Korb; Sirlene Heiden; Taisa Rezende; Tayse dos Santos; Vanessa Pereira Cardoso e William Meneghelli. O serviço de tabulação e compilação dos dados ficou a cargos dos monitores Lara Fabiana Dallabona e Paulo Sérgio Almeida dos Santos.
Seguem os principais cursos de idiomas encontrados.

Inglês: http://www.virtualingles.com.br/; http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.eingles.com.br/curso/alfabeto-em-ingles.html; http://www.googlebr.englishtown.com/online/home.aspx; http://www.zapenglish.com/; http://www.cursodeinglesgratis.org/; http://www.englishtown.com.br/online/home.aspx; http://www.inglesagora.com.br/minicurso.htm?gclid=COzatJH4vaMCFdJL5QodPmt1aQ; www.inglesonline.com.br; www.cursodeinglesgratis.org; http://www.inglescurso.net.br/; www.weblinguas.com.br; http://www.inglescurso.net.br/; http://www2.netlanguages.com/info/portuguese/index.php.

Espanhol: http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.espanholgratis.net/; http://www.espanholcurso.com.br/curso-online; http://www.espanholcurso.com.br/; http://www.laboris.net/Candidato-Registrar.aspx?;origenvisita=253&utm_source=tradedoubler&utm_medium=afil&utm_campaign=candidato; http://www2.netlanguages.com/info/portuguese/index.php.
Italiano: http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/; http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/.

Francês: http://www.babelmundo.com.pt/; http://www.livemocha.com/; http://www.franceszero.com.br/.

Japonês: http://op.xisde.net/; http://www.livemocha.com/.

Mandarim: http://www.falechines.com/; http://www.mariofialho.com/mandarim-online.htm; http://www.livemocha.com/.

Alemão: http://www.babelmundo.com.pt/; http://curso-gratuito.blogspot.com/2007/10/curso-de-alemao-mp3-gratis.html; http://www.livemocha.com/; http://www.dw-world.de/dw/0,,2199,00.htm
Russo: http://www.allysatis.org/ficheeleve/eleve.php?lang=7&langaff=6; http://www.livemocha.com/.

Árabe: http://www.apostilaz.com.br/linguas/arabe.html; http://www.livemocha.com/.

Caso alguém encontre mais algum e queira divulgar aqui, basta me enviar o link. Basta fazer um comentário que publico o comentário e já acrescento o curso na lista.

Um comentário:

  1. Para o idioma alemão eu sugiro o curso da rádio Deutsche Welle, muito bom: http://www.dw-world.de/dw/0,,2199,00.html

    ResponderExcluir

dreamhost review Ping Blog