Blog para divulgação de temas relativos a contabilidade, finanças e atualidades políticas, econômicas e acadêmicas. O conteúdo deste blog é estritamente particular, não tendo nenhum vínculo formal com empresa ou instituição de ensino. Sendo assim, este blog não deve ser utilizado como fonte formal para pesquisas acadêmicas.
Para acesso ao lattes, entre em http://lattes.cnpq.br/6474056681420203
Saiu a última pesquisa Ibope para as Eleições Presidenciais. Dilma Roussef com 39%, José Serra com 34% e Marina Silva com 7%. Excluindo-se os indecisos e brancos/nulos, os números mudam para 48,75% para Dilma Roussef, 42,50% para José Serra e 8,75% para Marina Silva.
Apesar de ainda não indicar vitória de Dilma Roussef no primeiro turno, há uma boa tendência disto. Conforme a previsão feita por este blog (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/nova-pesquisa-ibope-0307-pequena.html) quando da última pesquisa, a previsão para esta pesquisa de 31/07 era de 42,40% para José Serra (erro de míseros 0,10%) e de 47,34% para Dilma Roussef (erro de 1,4% ponto percentual, também baixíssimo), conforme pode ser extraída pelo recorte do gráfico do post citado acima:
Vendo os dados da pesquisa e atualizando os indicadores de previsão, percebe-se já um efeito tesoura (queda de José Serra e ascensão de Dilma Roussef) e uma perspectiva de vitória da candidata da situação no primeiro turno (previsão de 66,35% a 34,62% dos votos válidos). Mesmo nas pesquisas do final de agosto, a tendência já será de uma vitória no primeiro turno, com perspectiva de 62,22% para Dilma Roussef e 40,19% para José Serra dos votos válidos no final do mês de agosto. Os números e tendências estão apresentados no gráfico abaixo:
As linhas amarelas e vermelhas indicam a projeção para Dilma Roussef e José Serra, respectivamente. Dois pontos relevantes a serem considerados:
1. O horário eleitoral ainda não começou. Esta é uma variável que pode mudar todo o processo.
2. Esta é a tendência do instituto Ibope. Não foi analizada aqui a metodologia da pesquisa e sim, feita uma projeção por séries temporais. Entretanto, o resultado e tendências do Ibope vai de encontro ao Vox Populi (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-vox-populi-julho-de-2010.html). É de se ressaltar, todavia, que o instituto Datafolha prevê um comportamento diferente (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-datafolha-julho-de-2010.html), com a perspectiva de vitória de Dilma Roussef no dia 03 de outubro, porém com a necessidade de um segundo turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário