quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pesquisa Vox Populi - junho de 2010 - Dilma com grande chance de vencer no primeiro turno

Com o começo da divulgação das pesquisas de junho, há uma boa criação de séries históricas para análise do cenário eleitoral do primeiro turno da eleição presidencial, principalmente porque os candidatos já estão bem definidos, ficando três os principais candidatos a presidente, sendo um deles, ainda em posição bem atrás nas pesquisas.
Com esta série histórica, é possível fazer uma análise de tendências por modelos de série temporal. O que utilizei foi um modelo de alisamento exponencial, do tipo Holt Winter's adaptado para uma projeção eleitoral, utilizando como base a variação diária de desempenho de cada candidato.
Pela última pesquisa do Instituto Vox Populi e, utilizando uma base histórica do mesmo instituto, já é possível visualizar um cenário de vitória da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições, com 54,78% dos votos válidos, contra 34,21% do candidato de oposição José Serra.
A linha tendência pode ser mais bem explicada pelo gráfico abaixo.
As linhas amarela e vermelha são as linhas de projeção e as azul e salmão as linhas da série histórica. Percebe-se um contínuo efeito tesoura para os dois candidatos. Entretanto, há que se fazer uma ressalva. O horário gratuito na TV ainda não começou, o que pode ser uma variável (e entrará nas próximas pesquisas e, conseqüentemente, no modelo) decisiva para a eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog