segunda-feira, 31 de maio de 2010

Similaridades entre Eleição 1994 e 2010

Pode parecer um pouco estranho, mas estou vendo uma relação entre estas eleições presidenciais e as eleições do ano de 1994.

Para embasar melhor o post, vamos a uma recordação das eleições do já quase longínquo ano de 1994. Nestas eleições havia um candidato muito bem colocado nas pesquisas, que perdera as eleições anteriores (1989) no segundo turno. Era o candidato Lula, de oposição ao atual governo (Itamar Franco). Por outro lado, havia o candidato oficial do governo, um acadêmico, senador, ministro, mas sem experiência em cargos executivos. Este era o, então ministro, Fernando Henrique Cardoso.

Então, com este cenário, seria de se esperar que o candidato Lula vencesse as eleições, por ter uma popularidade maior. Entretanto, o que aconteceu? Bem, o então candidato Fernando Henrique Cardoso teve um cabo eleitoral decisivo na campanha. O Plano Real. Para os mais novos, foi o Plano Real o responsável pelo fim da hiper inflação no Brasil. O Plano foi oficialmente lançado no final de junho de 1994 e, em virtude da inflação baixa, houve uma explosão de consumo, aliado a uma apreciação do Real, deixando os produtos importados muito baratos. Para ter uma idéia, a cotação ficou na casa de R$ 0,80 a R$ 0,90 por dólar depois de agosto de 1994, mantendo-se neste patamar até o fim das eleições. E, qual o impacto político disto? Simples, o Plano Real ficou tão popular que a oposição não conseguia atacá-lo e, muitas vezes, até o elogiava, falando que, se eleitos, não iriam acabar com o Plano e sim melhorá-lo. Com isto, a popularidade do candidato governista Fernando Henrique Cardoso simplesmente disparou e ele venceu no primeiro turno.

Mas, o que isto tem a ver com o cenário de 2010? Em minha opinião, o cenário está se tornando parecido. Temos um candidato conhecido e com uma boa popularidade na oposição (José Serra) e uma candidata governista, Dilma Roussef, que já foi ministra, mas sem experiência em cargos executivos.

E, o que a Dilma tem de especial? Tem um cabo eleitoral absurdamente popular, o presidente mais popular da história recente do Brasil, o Lula. E a popularidade dele está tão alta que a oposição evita atacá-lo e até o elogia em algumas situações. Vejamos 3 situações recentes do comportamento de José Serra.

1. 19/03/2010 – José Serra elogia Lula ao falar de candidatura na TV (http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4330307-EI7896,00-Jose+Serra+elogia+Lula+ao+falar+de+candidatura+na+TV.html)

2. 16/04/2010 - Em Maceió, Serra elogia Lula, mas fala em 'avançar mais' (http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/17534/Em+Maceio,+Serra+elogia+Lula,+mas+fala+em+%27avancar+mais%27)

3. 29/04/2010 – No twitter, Serra elogia Lula (http://www.jusbrasil.com.br/politica/4750684/no-twitter-serra-elogia-lula)

A oposição de hoje faz o mesmo que a oposição de 1994, ou seja, elogia algo extremamente popular. Se a oposição continuar elogiando Lula, falando que vai continuar as obras etc., para que a população vai querer mudar? Se for para continuar, voto no candidato do governo e não na oposição.

Ao usar a tática de dizer que a eleição é contra Dilma Roussef e não contra o Lula, a oposição de hoje comete o mesmo erro da oposição de 1994. Em 1994, dizia-se o mesmo, a eleição era contra Fernando Henrique Cardoso e não contra o Plano Real. Entretanto, a candidata Dilma está sendo vendida como a continuação do Lula e, mesmo Lula ainda não entrando de cabeça na campanha, dando apenas seu apoio, já há um empate nas pesquisas.

Em suma, ou o PSDB muda a sua tática, ou teremos Dilma Roussef eleita ainda no primeiro turno da eleição. A propósito, eu, particularmente, estou extremamente indeciso quanto ao meu voto, portanto, este post não tem nenhuma inclinação ideológica, só uma análise de cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog