quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pesquisa CNT-Sensus - 05 de agosto

Finalmente, depois de meses (a última havia sido em maio), saiu a nova pesquisa CNT-Sensus para a presidência da República.
A pesquisa reforçou o efeito tesoura, com a virada da candidata Dilma Roussef e reforçou, assim como o Ibope (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-ibope-de-310710-previsao.html) e Vox Populi (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-vox-populi-julho-de-2010.html) a tendência da eleição ser resolvida já no primeiro turno.
Como a última pesquisa havia sido feita a muito tempo atrás, esta é a primeira análise de previsão para o Instituto, conforme gráfico abaixo:
O gráfico mostra que a previsão, para o dia da eleição, é um placar de 53,6% a 35,0% dos votos válidos em favor de Dilma Roussef contra José Serra.
As linhas amarelas e vermelhas indicam a projeção para Dilma Roussef e José Serra, respectivamente. Dois pontos relevantes a serem considerados:
1. O horário eleitoral ainda não começou. Esta é uma variável que pode mudar todo o processo.
2. Esta é a tendência do CNT-Sensus. Não foi analizada aqui a metodologia da pesquisa e sim, feita uma projeção por séries temporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog