sábado, 21 de agosto de 2010

Pesquisa DataFolha - 20-08 - Comprovação das Tendências

Finalmente hoje, 21/08 com as pesquisas DataFolha para presidente, há uma visão que a eleição tem grande possibilidade de ser decidida no primeiro turno.
Aqui no blog, o primeiro post a tratar disto foi o de maio, vendo similaridades entre as eleições de 1994 e 2010, com a oposição sem coragem de bater na situação e, com isto, estagnando e, no final, perdendo a eleição (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/05/similaridades-entre-eleicao-1994-e-2010.html).
Já no final de junho, este blog apontou a clara chance de uma definição no primeiro turno (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-vox-populi-junho-de-2010-dilma.html e http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-cni-ibope-junho-de-2010-dilma.html).
Pela análise desta pesquisa, na verdade o horário eleitoral, que poderia virar o jogo, na verdade acentuou mais ainda a diferença, fazendo com que a nova previsão, com base na pesquisa DataFolha seja de 58% a 32% dos votos válidos a favor de Dilma Rousseff.
Como foi a primeira pesquisa depois do horário eleitoral, o modelo está começando a captar este efeito agora. Provavelmente, na segunda pesquisa, a previsão será mais apurada. Na minha opinião, a tendência é aumentar ainda mais a diferença, a não ser que um fato totalmente novo aconteça.
O gráfico com a previsão geral e tendência encontra-se abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog