sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Do virtual para o real


Na última terça-feira aconteceu, em Blumenau, uma passeata em defesa da FURB Federal, um movimento que pretende transformar a Universidade Regional de Blumenau (FURB) em Instituição Federal, seja por meio da Federalização (com a criação de uma universidade federal na cidade) ou encampação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A passeata foi totalmente organizada pelo grupo “Sou pela FURB Federal” criado no Facebook e que já passa de 30.000 integrantes, grupo este sem nenhuma vinculação partidária ou institucional.
Muitas vezes observamos diversos grupos virtuais, seja no Orkut, Facebook, twitter ou similares que lutam por alguma causa, mas que não conseguem transplantar esta causa para o mundo real. Entretanto, este movimento conseguiu mobilizar, aproximadamente, 7.000 pessoas para uma passeata pacífica, democrática e sem nenhum incidente ou qualquer tipo de confronto.
O fato que mais me impressionou nesta manifestação foi como o debate para a organização da passeata foi desenvolvido. Na semana anterior, o clima em Blumenau era de sol e relativo calor para esta época do ano, logo, a movimentação para a passeata era extremamente ativa e contagiante.
Entretanto, no final de semana o tempo esfriou e na segunda-feira, véspera da passeata aconteceu, em minha opinião, a pior conjunção de fatores climáticos em Blumenau: frio e uma insistente garoa fina que faz com que a umidade do ar aumente muito e a sensação térmica diminua bastante, fazendo com que até os ossos fiquem gelados. A previsão para o dia seguinte não era nada animadora, mais frio e mais chuva. Mesmo assim, a passeata foi mantida.
Veio finalmente a terça-feira e o tempo ficou pior do que o previsto. Mais frio e uma chuva fina insistente, fazendo com que o frio de 10 graus parecesse muito pior. Quando começaram as primeiras questões no grupo sobre a viabilidade da passeata com este tempo, a reação foi quase instantânea: a passeata estava mantida e haveria então um desfile de sombrinhas, guarda-chuvas e capas de chuva na cidade. Durante o dia, aumentou a quantidade de mensagens afirmando que a passeata aconteceria, inclusive com apoio de grupos estudantis de ensino médio e técnico e outros grupos da sociedade civil organizada.
Isto tudo resultou em uma passeata que trouxe orgulho para seus participantes e para a cidade de forma geral, promovendo um verdadeiro show de civilidade e democracia, enfrentando um frio daqueles e mostrando que, pelo mundo virtual, é possível a mobilização de pessoas reais, para causas reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog