terça-feira, 30 de novembro de 2010

Economia e Liberdade Criativa nas Novelas

Para quem gosta de novelas, ontem deve ter sido um dia interessante, ou frustrante, depende do ponto de vista. Na novela "Passione" da Rede Globo havia um segredo do personagem de Marcelo Anthony, chamado Gerson que seria, conforme relatado pela imprensa especializada no início da novela, algo bombástico, nunca visto antes na teledramaturgia brasileira, ou, como diziam os autores, uma quebra de paradigma.
Como o segredo do personagem estava dentro do seu computador, logo surgiram teorias e conspirações de que o segredo era algo relacionado a pedofilia, zoofilia e outras coisas malucas.
Mas, o que isto tudo tem a ver com economia? Simples, depois da Rede Globo e dos autores da novela se calarem sobre o fato, pois estava gerando audiência, surge em cena a empresa Goodyear, patrocinadora do personagem Gerson (ele é um corredor de Stock Car na novela). O que disse a Goodyear? Digamos que ela passou um recado: ""Não teria como a Goodyear ajudar em algo ilegal. A única ação nesse caso seria tirarmos o patrocínio, mas isso [aparecer assim na trama] não teria sentido para nós. Sabemos que é tratável e que é uma coisa do cotidiano."(para ler mais sobre isto, sugiro uma reportagem da Folha.com no link http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/807429-globo-garante-a-anunciante-que-gerson-de-passione-nao-e-criminoso.shtml). O que isto significa? Simples, se for algo que atinja a imagem da companhia, o patrocínio ao piloto Gerson (e à novela, claro) seriam automaticamente cancelados.
Eu, particularmente, não acompanho a novela (não gosto e ainda trabalho a noite), mas, segundo o bom colunista televisivo do UOL, Mauricio Stycer (ver a coluna completa em http://televisao.uol.com.br/critica/2010/11/30/segredo-de-gerson-e-caso-de-procon.jhtm), o segredo era forte, pois a reação dos demais personagens, quando descobriram foi forte. Como citado na reportagem, "A primeira a fazer isso foi Diana, então mulher do piloto de Stock Car. A personagem de Carolina Dieckmann, que até então nunca havia desconfiado de nada errado com o marido, ficou enojada com o que viu na tela. O segundo a ver foi Saulo, irmão de Gerson, que tentou chantageá-lo após dar de cara com o computador escancarado." Caramba, para a mulher do sujeito ficar enojada e o irmão poder chantageá-lo, a coisa era grave.
Entretanto, qual o bombástico segredo, que mudaria o paradigma das novelas brasileiras e que fez o personagem se consultar com um psicanalista de renome (Flávio Gikovate)? Bem, pelo que deu para entender, o tal do Gerson gosta de sexo com sujeira, se sente atraído pelo cheiro fétido de banheiro e também que foi achacado por um policial ao ser pego por uma prostituta. Em virtude disto, passou a procurar na internet. Agora a pergunta: um sujeito vendo foto de sexo em banheiros públicos seria algo tão grave a ponto de ser chantageado e perder a mulher? No que isto muda o paradigma da TV brasileira? O mais paradoxal foi a reação do psicanalista na novela dizendo que o problema não era grave.
Das duas uma: ou, como Mauricio Stycer disse, isso é propaganda enganosa e os consumidores deveriam ir ao Procon ou então a coisa era realmente grave e devido à ameaça mesmo que velada de um patrocinador de peso da novela, o autor foi "convencido" a amenizar o suposto problema.
O que vocês acham? Deixo a pergunta no ar. E deixo também um segundo questionamento: o interesse econômico se sobrepõe à liberdade artística de criação? Também deixo esta pergunta no ar. Mas, um pequeno palpite: sem dinheiro, não há TV e produtos de qualidade. Simples assim.

Um comentário:

  1. Caro Jorge Eduardo,
    Eu nem sabia que o Gerson já havia contado o segredo e soube justamente por uma pessoa que não assiste novela, você e nem me pergunte como cheguei à sua página. Enfim, quando eu fiz meu primeiro vestibular, o tema da redação foi: COMPUTADORES FAZEM ARTES, ARTISTAS FAZEM DINHEIHO, essa é uma frase da música de Chico Science. Então, tentando responder as suas perguntas, penso que as novelas perderam o rumo do texto fechado. Alguns autores se abrem mais aos recursos das pesquisas, acho que o Silvio de Abreu, é um deles. Acompanho novelas e te afirmo, Psssione é um lixo. Os personagens mudam de caráter o tempo todo. Tudo é duvidoso, como se o autor tivesse perdido. Você disse: sem dinheiro, não há TV. Contudo, é muito triste ver arte sendo vendida, a preço de que? Abraços.

    ResponderExcluir

dreamhost review Ping Blog