sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa Datafolha - julho de 2010 - Instituto com tendência de segundo turno

Assim como em junho a pesquisa Datafolha mantém a tendência de segundo turno para as eleições presidenciais, ao contrário de Ibope e Vox Populi (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-vox-populi-junho-de-2010-dilma.html).
De acordo com a tendência da pesquisa passada (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/07/pesquisa-datafolha-junho-de-2010-otima.html) há a previsão de segundo turno. Porém, o modelo apresentava uma ligeira vantagem para Dilma já em julho (45% a 43%), sendo que, considerando os votos válidos, o panorama mostrado pela pesquisa é de 45,6% a 44,6% para José Serra (entretanto dentro da margem de erro).
Pela tendência, apesar de haver segundo turno, há a clara chance de acontecer o efeito tesoura (virada de Dilma Roussef já no mês de agosto). O resultado previsto, pelo cenário Datafolha é de 46,38% para Dilma Roussef contra 40% para José Serra, como mostrado no gráfico abaixo:
As linhas amarela e vermelha são as linhas de projeção e as azul e salmão as linhas da série histórica. Percebe-se um contínuo efeito tesoura para os dois candidatos. Entretanto, há que se fazer uma ressalva. O horário gratuito na TV ainda não começou, o que pode ser uma variável (e entrará nas próximas pesquisas e, conseqüentemente, no modelo) decisiva para a eleição.

Um comentário:

  1. Porque é atribuida essa popularidade do LULA de uma boa administração? Alguém de bom senso pode explicar? As estradas federais estão em péssimas condições de tráfegar. A saúde está na midia todos os dias, é só precisar de atendimento que vai sentir. O ENEM mostrou como anda o ENSINO que muitos denominam de EDUCAÇÃO. Os portos e aéroportos são mais congestionados que o trânsito de São Paulo. Claro que não podemos creditar todos esses desmandos ao governo LULA e sim a todos os políticos. Agora eles estão voltando com o mesmo e velho discurso: SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO(digo ensino), SAÚDE e CASA PRÓPRIA. E o povo continua acreditando e votando nos mesmos. Está é a hora de refletir bem e pelo menos votar nos menos piores, assim talvez tenhamos menos favelas, as estradas melhorem um pouco e mais ninguém morrendo por falta de atendimento médico.

    ResponderExcluir

dreamhost review Ping Blog