quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A inutilidade das Agências de Classificação de Risco


No mercado financeiro, as agências de classificação de risco foram criadas para ser um instrumento de aconselhamento e análise de mercados estrangeiros, a fim de facilitar investimentos por parte de bancos, fundos de pensão e corretoras locais. Por exemplo, é muito caro para um investidor norte americano avaliar se é seguro investir em títulos do governo tailandês, uruguaio ou turco; logo, se uma agência diz que o risco tailandês é mais alto do que o uruguaio, que, por sua vez é mais alto do que o turco, tal informação facilita e muito a alocação de investimentos.
Tais agências funcionaram bem quando da normalidade do mercado, porém, já desde as crises dos anos 90 e mais fortemente na crise do século XXI, que vem desde 2008, estas agências não foram capaz de detectar problemas com títulos de bancos e de países (títulos soberanos), levando seus detentores a graves perdas.
O maior problema é que as agências, até pelo seu relativo sucesso passado, ficaram extremamente poderosas e uma revisão de notas, principalmente para baixo, gera consequências políticas, muitas vezes de grande magnitude. Logo, o que fazer quando uma agência observa que um título, antes considerado como baixo risco de calote passa a sofrer ataques especulativos do mercado e este país se vê em graves dificuldades para honrar seus compromissos?
Observa-se hoje um agravamento cada vez maior da situação econômica europeia, com governos de países grandes e importantes como Espanha e Itália com enormes dificuldades em rolar as suas dívidas, necessitando de auxílio estatal externo, o chamado fundo europeu para estabilização, visto que o mercado já não mais aceita rolar a dívida a juros baixos. Isto funciona como na nossa vida cotidiana, quanto mais endividado o indivíduo, maior a taxa de juros que precisa pagar ao banco. Porém, quando olhamos as classificações de risco, os títulos italianos, por exemplo, tem uma classificação nível A, que significa baixo risco de não pagamento (para efeito de comparação, a classificação brasileira é B).
Por que então as agências simplesmente não diminuem a classificação de risco destes países, para uma classificação padrão B ou até mesmo C em alguns casos? Basicamente, por dois motivos. O primeiro político, se a classificação piorar muito, as taxas de juros cobradas pelos mercados subiriam mais ainda, aumentando o risco de calote, como uma bola de neve, além de vários fundos de pensão no mundo serem obrigados, por regras internas, a investir apenas em títulos com alta classificação, o que provocaria uma venda em massa destes papéis, caso a reclassificação ocorresse. O segundo é um motivo de imagem, pois uma forte reclassificação para baixo seria como se as agências assumissem que, durante anos, produziram classificações enganosas para seus clientes e, neste mercado, reputação é tudo.
Finalmente, isto está levando a um grande problema para as agências. O mercado não está esperando as agências para reposicionarem suas carteiras de investimento e, o que era para ser um guia para o mercado, está tomando um rumo inverso, com as agências seguindo o mercado e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog