quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia do Basta – a primavera tupiniquim


Nos últimos meses, o mundo vem assistindo a uma quantidade nunca antes vista de protestos. O movimento que começou na Tunísia foi denominado de Primavera Árabe se alastrou pelos países árabes pedindo mais democracia e liberdade.
Entretanto, paralelo a isto, houve o recrudescimento da crise nos países desenvolvidos, principalmente na Europa. Isto fez com que o povo saísse às ruas, com maior rigor e violência nos países mais afetados pela crise, como Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (apelidados de PIIGS um anagrama que dá quase a palavra “porcos”em inglês), mas aqui não tanto pedindo democracia, mas sim, melhorias na economia.
Finalmente, o mais recente é o movimento Occupy (Ocupe) Wall Street, desta vez mais genérico, que protesta principalmente contra o sistema financeiro americano e também por questões relativas a emprego e demais fatores econômicos.
No Brasil a situação é diferente. Nossas instituições democráticas não estão em risco e a situação econômica é bem mais confortável do que nos países desenvolvidos. Porém, a corrupção no Brasil, que sempre foi mais ou menos endêmica, está chegando a níveis insustentáveis, com escândalos periódicos e que, por incrível que pareça, deixaram de chocar a população, afinal, não é mais “o escândalo” e sim, apenas mais um escândalo que será esquecido rapidamente, pois haverá um próximo logo.
E, para piorar o problema brasileiro, isto não é fruto de um partido ou de um político. O caso brasileiro é endêmico, ou seja, a corrupção não tem partidos e não tem bandeiras e não se restringe a políticos eleitos, mas também a assessores, ministros, secretários etc.
Mas, começamos a ver uma luz no fim do túnel. Diversas cidades brasileiras estão organizando, para o próximo dia 15, feriado de Proclamação da República, o Dia do Basta, uma série de passeatas contra a corrupção brasileira. Este movimento, fortemente baseado nas redes sociais, é totalmente não partidário, o que mostra que, talvez pela primeira vez em anos, a mobilização pública esteja partindo da sociedade e não dos partidos políticos.
Na cidade de Blumenau, o dia do Basta será realizado as 17horas na Rua XV de Novembro, começando na praça do Biergarten (com concentração a partir das 15hrs) e terminando na prefeitura. Os temas a serem levantados e protestados serão, em nível nacional, corrupção como crime hediondo, voto aberto no congresso, constitucionalidade da ficha limpa, ENEM, pensões vitalícias de ex-governadores e 10% do PIB para a educação. Já a nível regional, serão levantados temas como  inércia na recuperação dos desastres de 2008, prestação de contas do dinheiro das enchentes, BR-470, privatização do esgoto, fraudes nas aposentadorias da Alesc, e reforço sobre baixo salários dos professores, fraudes da merenda escolar, licitações fraudulentas de remédios.
Finalmente, no sábado, dia 12 haverá uma manifestação chamada corruptódromo, na escadaria da igreja matriz com a encenação de alguns corruptos conhecidos, para chamar o público para o evento do dia 15. Vale a pena prestigiar e participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog