quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oktoberfest Blumenau


Hoje começa a Oktoberfest Blumenau 2011, a maior festa alemã das Américas, o principal evento turístico da cidade que movimenta um exército de mais de 500 mil visitantes, entre moradores locais e turistas, que consomem mais de 500 mil litros de chopp a cada ano.
Em minha opinião e aqui falando como um “forasteiro” que mora a apenas cinco anos em Blumenau, a festa é muito bem organizada e muito civilizada. Nos dias de pico, é comum a concentração de 40.000 pessoas nos pavilhões e o nível de brigas e confusões é muito pequeno, pois a quantidade de seguranças, tanto privada quanto da polícia militar, é muito alto e, a qualquer sinal de problema potencial, como subir em mesas, bancos, querer tirar a camisa etc. já são advertidos antes que se alastre na multidão. As filas para compra de ficha, comida ou bebida são relativamente pequenas, raramente fica-se mais do que cinco minutos para conseguir se servir de alguma coisa. O ambiente também é muito limpo e, por incrível que pareça, não há filas nos banheiros, nem nos femininos ou, quando há, é relativamente pequena, devido à enorme quantidade de banheiros, tanto fixos nos pavilhões quanto móveis (químicos).
Além disto, há, em parceria com a Universidade Regional de Blumenau, um programa chamado Kinderhaus, onde as crianças são cadastradas ao chegarem à festa recebendo uma pulseira com o nome dos pais ou responsável e contato telefônico para emergência. Se algum segurança percebe uma criança perdida e não consegue localizar os pais, a criança é encaminhada para um espaço (Kinderhaus ou casa da criança em português) onde há uma equipe de voluntários (alunos) que a entretém com jogos e brincadeiras, enquanto outra equipe entra em contato com os pais pelo número da pulseira. É comum acontecer ocasiões que os pais chegam e as crianças querem ficar brincando ao invés de ir embora. E, como os pais já sabem deste local, é comum os seguranças, ao chegarem na Kinderhaus já encontrarem os pais ali esperando pelos seus filhos. Isto tudo faz com que seja possível aos frequentadores levar a família toda para a festa.
Entretanto, nem tudo são flores. Como a cidade não é grande (300.000 habitantes) e o fluxo de turistas é muito alto, há sempre o conflito entre os moradores locais e os visitantes de fora.
É comum escutar reclamações que a cidade se enche de turista, todos fazem suas necessidades aonde acham pertinentes (talvez mais boato do que fato em si), ficam nas ruas enchendo a cara o dia inteiro, o trânsito fica ainda mais caótico, a prefeitura não se preocupa com os moradores, apenas com os turistas e com a arrecadação de dinheiro. E, finalmente, dizem que a festa acaba e são os moradores da cidade que precisam limpar toda a sujeira da festa.
O que podemos concluir disto tudo? Que a cidade possui uma festa linda, mas que não agrada a todos. Assim como há cariocas que não gostam de carnaval, baianos que não gostam de axé, brasileiros que não gostam de futebol, também há blumenauenses que não gostam da oktoberfest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog