No final do ano de 2009, a Editora Abril lançou seu reconhecido Guia do Estudante com os melhores cursos de cada área do conhecimento.
Em Ciências Contábeis, treze foram os cursos com conceito máximo (cinco estrelas): Ufes, PUC Minas, UFMG, UFPE, Uerj, UFRJ, Unisinos, Furb, Fecap, Mackenzie, PUC-SP, USP e USP Ribeirão Preto.
Analisando a questão geográfica, vemos a altíssima concentração de cursos na região sudeste, com dez cursos (77% do total), apenas dois na região sul, sendo que os dois em cidades do interior, São Leopoldo-RS e Blumenau-SC e apenas um no nordeste.
Agora, muitos dos cursos não estão em grandes centros, principalmente os da região sul, e também vemos muito poucos cursos na região nordeste do Brasil.
Mas, vamos ver se conseguimos uma analogia entre os cursos. No Brasil, há 18 cursos de mestrado/doutorado recomendados pela capes. São eles: UFES, FUCAPE, UFMG, UFPE, UFRJ, UERJ, UNISINOS, FURB, MACKENZIE, FECAP, PUC/SP, UFBA, UFPR, UFSC, em conjunto de UNB - UFPB - UFRN, UFAM, USP SP, USP Ribeirão Preto.
Aqui algo interessante, apenas a PUC Minas não possui um curso de mestrado reconhecido. Todas as outras doze possuem. E, uma afirmação que muitos fazem que mestrado e doutorado não possuem relação com a graduação, que a realidade entre eles é muito distante, que o mestrado e doutorado é só teoria etc. Será que isto se confirma? Pela avaliação do Guia do Estudante não. O que mostra é exatamente o contrário, que os cursos de Mestrado e Doutorado estão conseguindo elevar também o nível dos cursos de graduação.
E... que bom que isto está acontecendo.
Sobre os Correios
Há uma hora





Muito interessante suas colocações sobre as faculdades do Brasil, mas gostaria de sabe mais sobre o que você disse de graduação e pós!
ResponderExcluirsem credibilidade nenhuma, onde está a UFU e UFRJ?
ResponderExcluirpara né.