Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a criação de empregos no Brasil, bem como a falta de profissionais capacitados para uma quantidade cada vez maior de profissões, sejam elas de nível técnico ou superior.
Agora, que tipo de capacitação as empresas tanto necessitam? A primeira coisa que vem à mente é a educação superior, o diploma em uma boa universidade. Entretanto, nos dias de hoje, um diploma não abre tantas portas quanto antigamente, devido, em boa parte, ao aumento da oferta da educação superior no país. As empresas também necessitam da capacitação obtida fora dos bancos universitários. Vou citar os dois exemplos mais reclamados pelas empresas:
Conhecimento de idiomas: em muitas áreas, principalmente nas áreas de administração, comércio exterior, engenharias, contabilidade e áreas afins, o domínio do inglês é fundamental. No mundo globalizado, onde negócios são feitos mundialmente e onde as grandes empresas possuem filiais em diversos países, é mais do que necessário o domínio da língua mundial dos negócios, o inglês. E, na nossa região, o domínio do alemão deveria ser uma vantagem competitiva, mas, infelizmente, isto não acontece pela falta de uma educação formal da língua alemã, principalmente a escrita e a gramática.
Domínio de tecnologias e máquinas: como falar em produção que não envolva o uso de máquinas? Infelizmente, o domínio é muito baixo e as empresas precisam sempre oferecer treinamento para os novos funcionários. E há um segundo e maior problema, o uso de computadores. Por mais que a nova geração já nasça usando internet com seus emails, redes sociais, comunicação instantânea, fotos e vídeos on-line, há uma deficiência enorme no domínio de planilhas eletrônicas, editores de texto, buscas na internet, e-commerce etc.
Mas, e o dinheiro? Como pagamos estes cursos? Fazer isto tudo é muito caro. Será? Dois conselhos que sempre dou aos meus alunos da primeira fase dos cursos de graduação da FURB: primeiro, procurem por este tipo de curso gratuito na internet, há uma quantidade enorme disponível; segundo, um bom curso de inglês custa, aproximadamente, um final de semana (dois dias) de balada nos barzinhos da moda na nossa cidade. Como tudo na vida, isto é uma questão de escolha de como vamos gastar o nosso dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário