quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Perspectivas Eleitorais – Dilma eleita no primeiro turno

Nos meses de julho e agosto fiz uma série de posts sobre as tendências das pesquisas eleitorais (http://professorscarpin.blogspot.com/search/label/Elei%C3%A7%C3%B5es) e, já em julho havia uma clara tendência de vitória da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno.

Entretanto, sempre havia ressalvas que fatos novos, como o horário político ou algum escândalo pudessem mudar a tendência. O horário eleitoral veio e Dilma disparou nas pesquisas. Entretanto, um fato novo entrou em cena, os recentes escândalos do governo. Isto alterou um pouco a curva de tendência, logo, me vi na obrigação de refazer os cálculos para ver se a tendência mudou.

Analisando as curvas das pesquisas Ibope e DataFolha, o comportamento mostrou-se o mesmo tanto para o horário eleitoral gratuito quanto para os escândalos. Para a análise, foram isolados, por meio de cálculos estatísticos os efeitos destes dois fatores da tendência da série histórica.

a) Horário Eleitoral Gratuito: o horário eleitoral trouxe um ganho para a Dilma e uma perda de votos para José Serra. Em média, Dilma Rousseff ganhou 2,6 pontos percentuais apenas pelo horário eleitoral, enquanto José Serra perdeu 0,9 ponto percentual. Apesar de parecer pouco, para José Serra foi um desastre, pois, esperava-se que a candidatura dele fosse alavancada pelo horário eleitoral e, a tempos, sua posição nas pesquisas estava um pouco estagnada.

b) Escândalos: em relação aos escândalos, houve dois momentos. A quebra de sigilo trouxe impacto nulo nas pesquisas, mas, o escândalo Erenice Guerra trouxe impactos relevantes e, de certa forma, curioso. A análise foi feita de duas formas, com o impacto agindo de uma só vez, ou com o impacto agindo de maneira linear, crescendo com o tempo. A primeira constatação é que o impacto não é linear e crescente, ou seja, o impacto aconteceu e foi estancado, os votos que a Dilma perdeu, perdeu e pronto, não está gerando efeitos crescentes. A segunda constatação é que, com o escândalo, Dilma Rousseff perdeu, em média, 3,9 pontos percentuais, porém, José Serra ganhou apenas 1,8 ponto percentual, fazendo com que 2 pontos percentuais ou migrassem para Marina Silva ou fossem para os indecisos, brancos ou nulos. Tal fato é muito ruim para a campanha de José Serra, já que, mesmo indo para um segundo turno, não há garantia da transferência destes votos.

Finalizando, minha expectativa para as eleições de domingo é Dilma Rousseff ter entre 53 a 55% dos votos válidos, assegurando assim, sua eleição no primeiro turno. Segunda-feira farei um post, ou analisando a razão da minha previsão ter errado ou então comentando o acerto dela.

A propósito, não tenho nenhuma vinculação partidária, irei justificar meu voto, pois estou a 600 km da minha seção eleitoral e, infelizmente, não terei como comparecer às urnas e, se o fizesse, meu voto não seria nem de Dilma Rousseff nem de José Serra.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis - Projeto Interação FURB

Hoje, dia 22 de setembro, está acontecendo na FURB (Universidade Regional de Blumenau) um evento de integração da Universidade com os alunos do Ensino Médio.
Na oportunidade os participantes poderão conhecer os laboratórios, bibliotecas e demais ambientes que compõem a estrutura da FURB, bem como conversar com os professores dos mais diversos Cursos de Graduação, a fim de esclarecerem dúvidas nas suas áreas de interesse (maiores informações em http://www.furb.br/especiais/interacao.php?secao=445).
Atendendo a uma solicitação do departamento de Ciências Contábeis, o Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da FURB montou uma pequena apresentação para mostrar aos alunos do ensino médio o que são os cursos de Mestrado e Doutorado na nossa área.
Para postar no blog, o transformei em vídeo. A qualidade do áudio é ruim, pois foi feito de casa, com meu microfone portátil. A voz também não é aquelas mil maravilhas, pois não sou muito bom como locutor, mas acho que vai ser útil para conhecimento.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Religião, hipocrisia e liberdade de imprensa


Hoje pela manhã, ao ligar a internet para ver as notícias do dia, fiquei estarrecido com uma notícia vinda da Inglaterra (http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/09/15/anuncio-de-sorvete-com-freira-gravida-e-proibido-na-gra-bretanha.jhtm). O resumo da notícia é: "Um anúncio de sorvete com a fotografia de uma modelo como uma freira grávida foi proibido pelo órgão que regula a publicidade no Reino Unido. A Advertising Standards Authority considerou que o anúncio desrespeitava as crenças cristãs. A Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês) considerou que o anúncio desrespeitava as crenças cristãs, principalmente de católicos."

Bem, realmente eu acho este tipo de anúncio de extremo mau gosto. Porém, onde está a liberdade de imprensa, a liberdade criativa, o Estado laico, o livre mercado etc? Afinal, não seria responsabilidade dos consumidores (mercado) punir este tipo de anúncio não comprando os produtos da empresa que fez o anúncio? A propósito, o nome da empresa é Antonio Federici.

E isto se contrapõe a outro fato, amplamente noticiado pela imprensa. Em 2005, o dinamarquês Kurt Westergaard ficou famoso no mundo inteiro com uma charge em que o profeta Maomé aparece com uma bomba no turbante. Isto deixou os muçulmanos revoltados, pois, segundo a religião islâmica, não é permitido fazer pinturas do profeta Maomé, sendo, portanto, uma grave ofensa, talvez até maior do que a freira grávida do anúncio do começo deste post. Pois bem, o que aconteceu com a charge e com o cartunista? Bem, a charge foi reproduzida em diversos jornais mundiais e o cartunista ganhou o prêmio de mídia do fórum de jornalistas M100. Segundo a decisão de um conselho de jornalistas, Westergaard foi premiado devido à sua inflexível defesa da liberdade de imprensa e de opinião e pela sua coragem de se posicionar a favor desses valores democráticos e de defendê-los, apesar das ameaças de violência e morte. (a reportagem completa do prêmio encontra-se em http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5986184,00.html).

E agora, este pobre professor, pesquisador e blogueiro que vos fala fica com algumas questões:

1. Cartunista é jornalista?

2. Jornalista tem passe livre para ofender religiões e ser premiado por isto e publicitário não? Afinal, publicidade não é, de certa forma, regulada pela liberdade de opinião?

3. Ofender a religião muçulmana pode e ofender a religião católica não pode? Ou então, uma velha prática, comum nos idos da política brasileira: "aos amigos tudo, aos inimigos a lei"?

Em minha opinião, isto só tem um nome: hipocrisia e desrespeito, principalmente com a religião muçulmana. Isso sem falar do ranço autoritário e de profunda ignorância religiosa de dizer que o islamismo é do mal e o cristianismo é do bem.

Só para finalizar, não sou nem muçulmano, nem católico, mas sou fortemente a favor do respeito e da liberdade de opinião.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Inflação de Alimentos – um grave problema de longo prazo


Uma grande quebra de safra na produção russa de trigo fez os preços de pães e farinha subirem vigorosamente nas últimas semanas. Isto tem gerado preocupação em diversos países e até manifestações em outros, principalmente na África.
Este problema foi caracterizado por fatores climáticos. Entretanto, enxergo outro problema, não no curto prazo, mas no médio e longo prazo que é a tendência de inflação para os alimentos.
Para fundamentar este ponto de vista, vamos a algumas análises de cenários e tendências.
Países Desenvolvidos
Os países desenvolvidos estão com um poderio econômico menor, em termos relativos, do que nas últimas décadas. Alguns países estão com crise no emprego e na renda. Entretanto, mesmo em situações de crise, o consumo de alimentos é um dos últimos itens a ser reduzido, visto que alimentação é uma necessidade básica de todo ser humano.
Aliado a isto, a fronteira agrícola dos países desenvolvidos está no limite. Não há mais terras nuas para serem desbravadas, nem florestas para serem derrubadas. Por mais que avanços tecnológicos possam melhorar a produtividade, sua agricultura é pouco competitiva, sobrevivendo com enormes subsídios governamentais, o que deve ser diminuído no médio e longo prazo, pois os países em desenvolvimento usarão isto como moeda de troca para abrirem seus mercados aos produtos industrializados.
Países em Desenvolvimento
É o grupo de países que mais se desenvolve no mundo atualmente, com aumento da sua importância econômica relativa, bem como aumento de renda de sua população. Estes países, principalmente Brasil, Rússia e, de certo modo a China, são grandes produtores de alimentos e exportam um bom excedente de produção.
No médio e no longo prazo, caberá a estes países, juntamente com Argentina, em certo ponto a Austrália e alguns países africanos (com o avanço da tecnologia de produção de alimentos) prover alimento para a população mundial. Mas, isto tem um problema na equação. O consumo de alimentos nestes países está aumentando e, com o advento do aumento de poder de grupos que desejam um mundo mais sustentável (o que eu concordo) está fazendo com que a expansão da fronteira agrícola não seja tão grande quanto necessário. Tomando como exemplo o Brasil, há uma clara objeção ao avanço da fronteira agrícola rumo à Amazônia ou a outros ecossistemas, tais como o Pantanal, Mata Atlântica ou Caatinga.
Resta então a tecnologia. Mas, a tecnologia está enfrentando algumas barreiras de consumo. Uma grande saída para o aumento da produtividade é por meio da transgenia, onde serão produzidos alimentos em maior quantidade a um menor custo. Entretanto, a transgenia enfrenta um grande problema quanto à sua liberação por parte dos governos. Os governos são reticentes a liberar os alimentos transgênicos, pois não há garantia científica que tais alimentos não causarão danos ao ser humano no seu uso prolongado (20, 30 anos); porém, os estudos não podem ser feitos justamente pela falta do seu uso prolongado.
Países mais Pobres
Para completar o cenário, algo que não está sendo tão percebido no mundo é o aumento de renda dos países mais pobres, principalmente os países africanos. Por mais que a renda destes países ainda seja baixa, ela está em um ritmo crescente e, neste caso, quando a renda é baixa e cresce, o primeiro e principal item de aumento de gasto na população é com alimento, pois este excedente de renda vai direto para o consumo de alimentos.
Síntese dos panoramas
Considerando que o consumo de alimentos nos países desenvolvidos não está caindo e o consumo tanto nos países em desenvolvimento quanto nos mais pobres está subindo e considerando também que a produção alimentícia está perto do limite nos países desenvolvidos e enfrentando barreiras na sua expansão nos países em desenvolvidos, há claramente um cenário de aumento na demanda de alimentos maior do que o aumento na oferta e, como um preceito básico em economia, o preço destes produtos tendem a subir, caso este cenário se confirme.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Contador" Antonio Carlos Atella Ferreira diz que fez solicitação de procuração para 'um cliente' - (Folha.com - 01/09/2010)

Está na Folha OnLine (Folha.com - Poder - Contador diz que fez solicitação de procuração para 'um cliente' - 01/09/2010). Lendo a entrevista com o Senhor Antonio Carlos Atella Ferreira, senti vergonha de ser contador, por mais que atualmente me dedique à pesquisa e à docência.
O que vou transcrever agora são partes da entrevista, portanto, não estou inventando nada, apenas pondo comentários meus entre parênteses:

PARTE 1. FALANDO SOBRE O TRABALHO

Quem pediu a (procuração) da Verônica Serra?
Um cliente que pediu. Não sei quem é, algum advogado do Brasil.
Mas o senhor não lembra quem entregou o papel para o senhor?
Não lembro. Tenho 42 anos de profissão, tenho clientes de todos os lados, não vou lembrar um caso, o cafezinho que tomei lá atrás, mesmo porque faço de 15 a 20 por dia.

(...)
Qual é a sua profissão?
Contador, com direito a atuar justamente na área. (ERRADO, ESTE INDIVÍDUO É TÉCNICO EM CONTABILIDADE, COM REGISTRO NO CRC-SP, OU SEJA, ALÉM DE TUDO, É MENTIROSO, DESINFORMADO, OU NÃO SABE MESMO A DIFERENÇA ENTRE CONTADOR E CONTABILISTA)
Como é o seu trabalho?
O advogado me manda a procuração, eu vou lá e retiro o documento. Sou um office boy de luxo. (OFFICE BOY DE LUXO É PRA ACABAR COM QUALQUER CREDIBILIDADE DA PROFISSÃO CONTÁBIL)
(...)

PARTE 2: FALANDO SOBRE PERSPECTIVA POLÍTICA

É filiado a algum partido?
Não. Mas agora vou querer ser vereador [risos]
Já tem partido?
Uma legenda boa para se eleger. Estou vendo que o negócio é bom...
O seu nome aparece envolvido no caso do sigilo...
Vou tirar proveito. Lembra-se do caso do 'veado' costureiro que roubou o cemitério e saiu para deputado federal? Acho que não sou dessa qualidade, mas posso. (JÁ IMAGINARAM UM REPRESENTANTE ASSIM DA CLASSE CONTÁBIL?)

(...)
PARTE 3: SOBRE O OFÍCIO DE ADVOGADO (QUE BOM QUE AGORA NÃO É MAIS CONTADOR) E UNS PROBLEMINHAS NA JUSTIÇA

No Tribunal de Justiça de Rondônia há quatro, dois em sigilo de Justiça.
Maravilha! Mas não sou obrigado a te responder. Sou advogado. (QUE BOM, TALVEZ NÃO SEJA MESMO CONTADOR)

O senhor é filiado à OAB de São Paulo?
Não, não sou da banda podre. (QUER DIZER QUE A OAB-SP É BANDA PODRE? ELE DEVE SER ENTÃO DA BANDA LIMPA)

Por que o senhor teve cinco CPFs?
Tinha, mas pedi para o delegado da Receita suspender com uma carta de próprio punho e ele deferiu. Já vi que o senhor não é da área, é desinformado.
Mas por que o senhor teve tantos CPFs?
Por um direito de qualquer cidadão, é a própria Receita. Onde se tira um CPF? Por que tenho dois? Quem me forneceu, foi o senhor? (EDUCAÇÃO NÃO É MUITO O FORTE DO AMIGO CONTADOR)
(...)
PARTE 4: CELEBRIDADE INSTANTÂNEA

O senhor conhece o pessoal que trabalha na agência da Receita em Mauá?
Conheço no Brasil inteiro. Trabalho na área, pela força de trabalho seria difícil dizer que não conheço nenhuma pessoa que está na mídia, que é notável no momento. Agora é o meu momento de glória, igual foi com a menina da Uniban [Geyse Arruda]. (QUE BELA BASE DE COMPARAÇÃO, NÃO?)
(..)
PARTE 5: FUNCIONALISMO PÚBLICO

O senhor foi servidor?
Não tive o privilégio de ser um vagabundo a mais. (AQUI, É PRESTADO UM SERVIÇO À DEMOCRACIA. SE TODOS SÃO VAGABUNDOS, PARA QUE ESTADO???)
(..)
Bem, era o que eu tinha para dizer. Infelizmente, venho dizer que eu, realmente, senti vergonha hoje da profissão que escolhi e que tanto amo.
dreamhost review Ping Blog