quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Perspectivas Eleitorais – Dilma eleita no primeiro turno

Nos meses de julho e agosto fiz uma série de posts sobre as tendências das pesquisas eleitorais (http://professorscarpin.blogspot.com/search/label/Elei%C3%A7%C3%B5es) e, já em julho havia uma clara tendência de vitória da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno.

Entretanto, sempre havia ressalvas que fatos novos, como o horário político ou algum escândalo pudessem mudar a tendência. O horário eleitoral veio e Dilma disparou nas pesquisas. Entretanto, um fato novo entrou em cena, os recentes escândalos do governo. Isto alterou um pouco a curva de tendência, logo, me vi na obrigação de refazer os cálculos para ver se a tendência mudou.

Analisando as curvas das pesquisas Ibope e DataFolha, o comportamento mostrou-se o mesmo tanto para o horário eleitoral gratuito quanto para os escândalos. Para a análise, foram isolados, por meio de cálculos estatísticos os efeitos destes dois fatores da tendência da série histórica.

a) Horário Eleitoral Gratuito: o horário eleitoral trouxe um ganho para a Dilma e uma perda de votos para José Serra. Em média, Dilma Rousseff ganhou 2,6 pontos percentuais apenas pelo horário eleitoral, enquanto José Serra perdeu 0,9 ponto percentual. Apesar de parecer pouco, para José Serra foi um desastre, pois, esperava-se que a candidatura dele fosse alavancada pelo horário eleitoral e, a tempos, sua posição nas pesquisas estava um pouco estagnada.

b) Escândalos: em relação aos escândalos, houve dois momentos. A quebra de sigilo trouxe impacto nulo nas pesquisas, mas, o escândalo Erenice Guerra trouxe impactos relevantes e, de certa forma, curioso. A análise foi feita de duas formas, com o impacto agindo de uma só vez, ou com o impacto agindo de maneira linear, crescendo com o tempo. A primeira constatação é que o impacto não é linear e crescente, ou seja, o impacto aconteceu e foi estancado, os votos que a Dilma perdeu, perdeu e pronto, não está gerando efeitos crescentes. A segunda constatação é que, com o escândalo, Dilma Rousseff perdeu, em média, 3,9 pontos percentuais, porém, José Serra ganhou apenas 1,8 ponto percentual, fazendo com que 2 pontos percentuais ou migrassem para Marina Silva ou fossem para os indecisos, brancos ou nulos. Tal fato é muito ruim para a campanha de José Serra, já que, mesmo indo para um segundo turno, não há garantia da transferência destes votos.

Finalizando, minha expectativa para as eleições de domingo é Dilma Rousseff ter entre 53 a 55% dos votos válidos, assegurando assim, sua eleição no primeiro turno. Segunda-feira farei um post, ou analisando a razão da minha previsão ter errado ou então comentando o acerto dela.

A propósito, não tenho nenhuma vinculação partidária, irei justificar meu voto, pois estou a 600 km da minha seção eleitoral e, infelizmente, não terei como comparecer às urnas e, se o fizesse, meu voto não seria nem de Dilma Rousseff nem de José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog