terça-feira, 29 de junho de 2010

José Serra nas pesquisas - estabilidade ou estagnação?

Se olharmos o desempenho de José Serra nas diversas pesquisas de opinião, observamos que o seu desempenho gira em torno de 30 a 40%. Isto pode dar uma idéia de estabilidade de votos.
Porém, analisando mais a fundo, vemos uma outra situação. Serra está estagnado e não estabilizado. Se considermos o desempenho Serra x Dilma x Marina Silva, o desempenho relativo (votos efetivamente válidos) está piorando. A cada novo cenário (saída de Ciro Gomes, saída de Heloísa Helena etc) o desempenho de Serra permanece constante e os votos são migrados entre os outros partidos. Logo, com o desenho final dos candidatos, Serra continuará estagnado?
O gráfico abaixo procura explicar esta situação, tomando como base a série de pesquisas do Instituto Vox Populi (os outros institutos não diferem de maneira fundamental sobre o cenário).

Em agosto de 2009, Serra tinha 60% dos votos válidos. Apesar do desempenho nominal ter ficado constante (36% em agosto de 2009 contra 35% em junho de 2010), o desempenho relativo despencou de 60% dos votos válidos contra 42,17% dos votos válidos. Neste cenário, seu desempenho já é inferior ao da petista Dilma Rousseff.
Nos próximos dias, irei postar algumas projeções para a eleição, considerado as séries históricas de cada instituto, por meio de uma análise de séries temporais.
Por enquanto, considerando os institutos Vox Populi e CNI-Ibope (únicos a soltarem pesquisas de junho de 2010) já é sinalizada uma vitória da candidata do governo no primeiro turno. Mas isto é assunto para os próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog