segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Congresso Brasileiro de Custos

No começo de novembro foi realizado em Fortaleza-CE, o XVI Congresso Brasileiro de Custos.
O Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos.
O tema central do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS foi “custos ambientais e sua importância para a competitividade das empresas”. O tema procura discutir a importância das informações contábeis, notadamente as de custos, que devem subsidiar o processo de formulação de estratégias na busca de novos posicionamentos frente às mudanças ambientais que estão ocorrendo no planeta. Tais mudanças provocam impactos na estrutura de custos das empresas e, consequentemente, afetam sua competitividade. Por outro lado, novas oportunidades emergem e podem trazer uma vantagem competitiva, desde que adequadamente aproveitadas. O entendimento da estrutura de custos e das oportunidades que se manifestam pode significar o sucesso ou fracasso das organizações e afetam a competitividade das nações.
Participei do evento com a apresentação do trabalho "Evidenciação de Políticas de Gestão de Custos pelas Empresas Listadas na Bovespa: Segmento Carne e Derivados", de autoria minha e do mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau Marcelo Gois Silva (caso queiram uma cópia completa do artigo, solicitem via email).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dreamhost review Ping Blog