Como continuação à pesquisa sobre Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, (IDH-M), seguem algumas conclusões sobre um trabalho apresentado por mim, Jorge Eduardo Scarpin, junto com os pesquisadores Adriano José da Silva e Juliana Pinto, no ENANPAD de 2007 na cidade do Rio de Janeiro, sobre os fatores condicionantes do IDH-M nos municípios dos três estados da região Sul do Brasil.
Caso queiram o artigo completo, basta solicitar pelo email jorgescarpin@furb.br
"Os índices apresentaram relevâncias estatísticas boas, com Sig inferior a 5%, porém algumas variáveis apresentaram uma significância diferente de zero, sendo que a variável de Taxa de Variação da População Total ficou com um índice próximo ao limite. Os comportamentos das variáveis financeiras são positivos em relação à receita, o que mostra que os municípios com receita per capita superior, têm uma tendência a ter um IDH-M superior também, entretanto, o comportamento das despesas foi contrário, evidenciando que o nível de gastos impacta de forma negativa no IDH-M.
Em relação às variáveis de caracterização dos municípios, observa-se que municípios com uma área maior tendem a ter menor IDH-M. A causa provável para este fenômeno é que municípios com áreas menores tendem a ter uma concentração populacional maior e menos espaço para crescimento desordenado. Também se observa que a distância à capital trouxe um comportamento positivo ao IDH-M. A causa disto pode ser um provável ciclo migratório do interior em direção à capital, fazendo com que cidades ao redor das capitais tenham um alto desenvolvimento, em prejuízo das cidades mais interioranas.
No terceiro grupo de variáveis, de população, mostra que municípios com aumento populacional tiveram uma tendência de diminuição do IDH-M, o que mostra que, a princípio, o inchaço populacional das cidades não foi acompanhado de um aumento do IDH-M.
Finalmente, as variáveis binárias representando os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul mostram um comportamento negativo em relação ao Estado de Santa Catarina. Isto mostra que, nas mesmas condições, os municípios de Santa Catarina tendem a ter um IDH-M superior aos municípios dos outros dois estados."
O problema da Macy´s
Há 2 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário