quinta-feira, 14 de março de 2013

A nuvem auxiliando em pesquisas acadêmicas


Muito se tem falado sobre a computação em nuvem, com dados armazenados fora dos computadores pessoais, em gigantescos bancos de dados espalhados pelo planeta. Isso dá ao usuário uma primeira sensação de perda de controle dos dados, afinal, eu não tenho mais os dados físicos na minha máquina. Entretanto, quando se acostuma com a ideia, percebe-se que é uma ferramenta maravilhosa como proteção para perda de dados, funcionando como uma espécie de backup virtual.
Felizmente, alguns serviços de dados na nuvem vão muito além de um backup virtual. Permitem o compartilhamento de pastas entre diversos usuários e acompanhamento do arquivo ao longo do tempo, permitindo até mesmo recuperar arquivos excluídos ou baixar versões anteriores de um arquivo (fazendo desaparecer o problema de salvar um arquivo de forma indevida em cima de outro).
Mas, o que a nuvem tem a ver com pesquisas acadêmicas? Simples, este mecanismo facilita muito a vida tanto dos alunos pesquisadores quanto dos professores pesquisadores/orientadores. Vou narrar a minha experiência com um dos aplicativos deste tipo (dropbox).
Quando há o início de uma pesquisa, que pode ser em forma de TCC (graduação), artigo, dissertação ou tese (pós-graduação), eu crio uma pasta compartilhando os materiais da pesquisa entre os alunos, outros professores e eu. Com esta pasta compartilhada, a equipe de pesquisa pode compartilhar arquivos entre si, sem os indesejáveis anexos de email que podem ficar perdidos nas máquinas de cada um. Além disto, eu consigo visualizar quem está trabalhando na pesquisa (o sistema informa quem salvou o arquivo), quando estão trabalhando (o sistema informa a hora que o arquivo foi salvo) e até como está o andamento da pesquisa (o sistema permite que eu acesse as versões anteriores do arquivo, logo consigo ver a evolução de um arquivo para outro). Isto dá uma agilidade enorme ao pesquisador, pois, com esta ferramenta, é possível orientar alunos a centenas de km de distância de um modo muito mais eficiente e prestativo do que um aluno presencial sem esta tecnologia.
Infelizmente, poucos pesquisadores utilizam estas ferramentas. Com o crescimento e melhoria cada vez maior destes mecanismos, a pesquisa acadêmica tende a ser muito mais profunda e o trabalho em redes tende a aumentar de maneira exponencial.
Finalmente, esta não é a única ferramenta na nuvem que pode ser usada na educação, mas isto é assunto para outro dia.

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