quarta-feira, 28 de março de 2012

Mulheres na Contabilidade

A contabilidade foi, durante séculos, uma profissão exclusivamente masculina. No século XX, com a revolução feminina e a conquista por maiores direitos, fez com que as mulheres, timidamente começassem a entrar na profissão.
Não era raro os cursos de Ciências Contábeis serem quase que equiparados às Engenharias, ou seja, um curso predominantemente masculino, com algumas mulheres perdidas no meio das turmas.
Entretanto, no século XXI esta tendência está mudando radicalmente. A Contabilidade está se tornando uma profissão feminina e, a continuar com esta tendência, a próxima geração passará a ver os homens como a minoria da profissão.
Vamos a alguns fatos. Atualmente, diversos altos cargos na profissão contábil são ocupados por mulheres, das quais cito três em especial, tanto pela relevância dos seus cargos quanto pela competência profissional.
- Maria Clara Bugarim - atualmente vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo sido presidente na gestão anterior. Ou seja, a anos temos uma mulher no alto escalão do CFC.
- Márcia Martins Mendes De Luca - atualmente coordenadora adjunta da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES, sendo que, nos últimos tempos, a coordenação é exercida por um profissional da área de Administração (atualmente a professora Eliane Pereira Zamith Brito) e a coordenação adjunta por um profissional da área de Ciências Contábeis. Sendo assim, podemos dizer que a professora Márcia é a representante oficial da classe contábil no órgão que regula os cursos de pós-graduação, em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil.
- Ilse Maria Beuren - atualmente presidente e idealizadora da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e talvez uma das pesquisadoras com maior produção científica na área de Ciências Contábeis no Brasil.
Entretanto, não é apenas no aspecto qualitativo que a situação mudou. Em termos quantitativos também. Segundo dados do INEP de 2009, há 205.330 alunos matriculados nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, sendo 113.208 (55,13%) mulheres e a diferença entre homens e mulheres está crescendo ao longo do tempo. Segundo cálculos de tendência, não me assustarei se, em 2014, as mulheres representarem mais de 60% do total de alunos no curso.
Já entre os profissionais, as mulheres ainda não são maioria, visto que esta mudança deu-se nos últimos 10 anos. Não foram analisadas as tendências para os técnicos em contabilidade, pois a profissão em nível técnico está caindo, sendo que, em alguns estados, não é feito mais o registro nesta modalidade.
Já para contadores, temos a seguinte situação no final de 2011. Há 290.208 contadores inscritos, sendo 129.144 (44,50%) mulheres. Entretanto, a participação relativa das mulheres cresce a cada ano e, de acordo com minhas previsões, em 2016 ou 2017 o número de mulheres inscritas como contadoras superará o número de homens.
Resumindo, as mulheres estão assumindo cada vez mais postos chave na área de Ciências Contábeis, são maioria no número de estudantes e, no máximo até 2020 serão também maioria no número de profissionais, tornando a contabilidade do Século XXI uma profissão feminina.

Um comentário:

dreamhost review Ping Blog