sexta-feira, 25 de março de 2011

A força das redes sociais para definir votos - possibilidade de mudança na política brasileira

É comum ouvirmos dizer que um dos maiores problemas do brasileiro é não cobrar seus políticos, com o mesmo ímpeto que tem com os times de futebol do coração. Concordo em partes com isto, mas vejo mudanças na sociedade que me dão esperança de um futuro melhor.
Creio que teremos uma bela mudança quando olharmos nossos políticos como “fornecedores ou prestadores” de um serviço inestimável para todos, a saber: saúde, educação, segurança, infraestrutura, etc. E um paralelo com as mudanças na relação consumidores x empresas pode ajudar e até explicar melhor a situação.
O comportamento econômico das pessoas é estudado pela Economia há décadas, principalmente na Teoria da Agência. De maneira geral, o ser humano tende a tomar decisões que maximizam o seu bem-estar, muitas vezes em detrimento dos outros. E o que isto significa? Basicamente que uma empresa visa o lucro em primeiro lugar e toma as decisões de modo que este seja maximizado. E como nós podemos lutar contra isto? Simples, basta termos ações que façam com que o lucro das empresas possa diminuir. E, como é usual se ouvir, “propaganda é a alma do negócio”. Nada pior para uma empresa que uma divulgação negativa sobre seus produtos, seja a propaganda boca a boca, ou redes sociais: Twitter, Orkut, Facebook, etc. Isto fará com que as empresas se atentem ao comportamento do consumidor e passaram a promover ações que o valorize.
E o que isto tem a ver com a política? O político, ao contrário das empresas, não deseja maximizar seu lucro financeiro, mas sim seu lucro político. De maneira geral, os políticos tomam suas decisões baseadas na perspectiva futura de votos, ou seja, se esta ação vai gerar ou não votos em uma próxima campanha, seja para reeleição ou disputa de outros cargos políticos.
Portanto, aqui vale uma sugestão de como pressionar nossos políticos e como fazer com que eles pensem muito melhor na sociedade. Quando vemos alguma coisa errada, não adianta reclamarmos à toa ou nos conformarmos com “políticos são todos iguais”, mas sim agir. E agir de que forma? Simplesmente deixando claro que, se eles não mudarem atitudes e não honrarem a prestação de serviços que prometeram em suas campanhas, não terão nossos votos nas eleições futuras, pois, caso não atendam aos nossos anseios temos ferramentas, principalmente com as redes sociais e redes de relacionamento pessoal, que podemos utilizar como propaganda negativa de prefeitos, vereadores, deputados etc. Se a sociedade em conjunto se mobilizar, tenho a certeza absoluta que uma mudança acontecerá na classe política brasileira, pois atacaremos seu ponto fraco: o voto.

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