quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pesquisa CNI Ibope - junho de 2010 - Dilma com grande chance de vencer no primeiro turno

Corroborando a análise do post anterior com as pesquisas do Instituto Vox Populi (http://professorscarpin.blogspot.com/2010/06/pesquisa-vox-populi-junho-de-2010-dilma.html), a análise da série histórica das pesquisas CNI-Ibope, apesar de menor, também estão passando a indicar uma vitória da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições.
Pela análise dos votos válidos, a tendência é a candidata Dilma Rousseff terminar com, aproximadamente, 53% dos votos válidos, contra 31% de José Serra. O ponto de inflexão da curva deu-se entre março de junho de 2010, sendo observado um claro efeito tesoura, como pode ser mais bem explicitado no gráfico a seguir.
Entretanto, há uma grande variável que ainda não entrou em cena - o horário eleitoral gratuito. Assim que o horário eleitoral entrar em cena, irei capturar esta variável no modelo também.

Pesquisa Vox Populi - junho de 2010 - Dilma com grande chance de vencer no primeiro turno

Com o começo da divulgação das pesquisas de junho, há uma boa criação de séries históricas para análise do cenário eleitoral do primeiro turno da eleição presidencial, principalmente porque os candidatos já estão bem definidos, ficando três os principais candidatos a presidente, sendo um deles, ainda em posição bem atrás nas pesquisas.
Com esta série histórica, é possível fazer uma análise de tendências por modelos de série temporal. O que utilizei foi um modelo de alisamento exponencial, do tipo Holt Winter's adaptado para uma projeção eleitoral, utilizando como base a variação diária de desempenho de cada candidato.
Pela última pesquisa do Instituto Vox Populi e, utilizando uma base histórica do mesmo instituto, já é possível visualizar um cenário de vitória da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições, com 54,78% dos votos válidos, contra 34,21% do candidato de oposição José Serra.
A linha tendência pode ser mais bem explicada pelo gráfico abaixo.
As linhas amarela e vermelha são as linhas de projeção e as azul e salmão as linhas da série histórica. Percebe-se um contínuo efeito tesoura para os dois candidatos. Entretanto, há que se fazer uma ressalva. O horário gratuito na TV ainda não começou, o que pode ser uma variável (e entrará nas próximas pesquisas e, conseqüentemente, no modelo) decisiva para a eleição.

terça-feira, 29 de junho de 2010

José Serra nas pesquisas - estabilidade ou estagnação?

Se olharmos o desempenho de José Serra nas diversas pesquisas de opinião, observamos que o seu desempenho gira em torno de 30 a 40%. Isto pode dar uma idéia de estabilidade de votos.
Porém, analisando mais a fundo, vemos uma outra situação. Serra está estagnado e não estabilizado. Se considermos o desempenho Serra x Dilma x Marina Silva, o desempenho relativo (votos efetivamente válidos) está piorando. A cada novo cenário (saída de Ciro Gomes, saída de Heloísa Helena etc) o desempenho de Serra permanece constante e os votos são migrados entre os outros partidos. Logo, com o desenho final dos candidatos, Serra continuará estagnado?
O gráfico abaixo procura explicar esta situação, tomando como base a série de pesquisas do Instituto Vox Populi (os outros institutos não diferem de maneira fundamental sobre o cenário).

Em agosto de 2009, Serra tinha 60% dos votos válidos. Apesar do desempenho nominal ter ficado constante (36% em agosto de 2009 contra 35% em junho de 2010), o desempenho relativo despencou de 60% dos votos válidos contra 42,17% dos votos válidos. Neste cenário, seu desempenho já é inferior ao da petista Dilma Rousseff.
Nos próximos dias, irei postar algumas projeções para a eleição, considerado as séries históricas de cada instituto, por meio de uma análise de séries temporais.
Por enquanto, considerando os institutos Vox Populi e CNI-Ibope (únicos a soltarem pesquisas de junho de 2010) já é sinalizada uma vitória da candidata do governo no primeiro turno. Mas isto é assunto para os próximos posts.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aprovação do Exame de Suficiência para Contadores


Agora é oficial. Finalmente o Exame de Suficiência para os bacharéis em Ciências Contábeis voltou. Voltou de um jeito meio estranho, mas voltou.

A LEI Nº 12.249, DE 11 DE JUNHO DE 2010, que é a conversão da MP 472/09 em Lei, veio para tratar sobre o chamado Refis da Crise. Entretanto, dentro desta lei veio o artigo 76, que muda alguns artigos do DECRETO-LEI Nº 9.295, DE 27 DE MAIO DE 1946 que cria o CFC. Dentre as alterações, cito a mais relevante:

a) nova redação para o Art. 6º: São atribuições do Conselho Federal de Contabilidade: - f) regular acerca dos princípios contábeis, do Exame de Suficiência, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional." E também para o artigo 12: Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

O que isto significa? Significa que, finalmente, voltou o Exame de Suficiência. E isto é bom ou ruim? Em minha opinião, é ótimo, principalmente porque é sabido (até pela primeira versão do Exame) que o nível dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil não é aquelas coisas. Infelizmente, alguns cursos possuem uma qualidade sofrível e o Exame vai servir para equilibrar um pouco a situação. Sobre isto, há algumas críticas:

a) é responsabilidade das Instituições de Ensino formar bons contadores e é responsabilidade do MEC garantir isto. Certo? Errado. Este é o mundo teórico, não o mundo real. O MEC não tem como garantir a qualidade do aluno formado, o MEC deve garantir que as instituições tenham padrões e normas técnicas, tais como, projeto pedagógico, corpo docente qualificado, biblioteca, instalações etc. E isto não gera bom ensino? Não necessariamente. E, se as instituições de ensino são realmente boas e formam bons contadores, então, qual o medo que elas têm do exame?

b) Com o exame, muitas instituições vão criar uma espécie de cursinho para os alunos formandos, com aulas de reforço para fazerem a prova. Certo? Certo, e, qual o mal nisso? Se as instituições oferecem um ensino com qualidade questionável e querem recuperar conteúdo para o aluno sair com uma formação melhor, isto não é bom? Quem quiser, procure no Google por exame do CPA nos EUA e vejam a quantidade enorme de cursinhos que por lá também existem. É o ideal? Não, mas, com certeza, é melhor do que a formação que há hoje.

Enfim, Exame de Suficiência, seja bem vindo. Espero que possamos sempre melhorar o nível do profissional da contabilidade no Brasil.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

IV Congresso da ANPCONT - Segunda-feira

Hoje o congresso foi muito interessante. Uma palestra, uma mesa redonda e um workshop muito bons.
Entretanto, como prometeram postar o material sobre as palestras no site da anpcont, vou esperar e, assim que estiver disponível posto aqui para facilitar.
Amanhã, infelizmente, por estar em retorno, não vou poder participar do evento. Uma pena, pois o evento está muito bom.

domingo, 6 de junho de 2010

IV Congresso da ANPCONT

Estou em Natal - RN participando do IV Congresso da ANPCONT (http://www.furb.br/congressoanpcont). Hoje foi a abertura, com uma excelente palestra de Amaro Luiz Oliveira Gomes, primeiro representante do Brasil a integrar o Board do International Accounting Standards Board (IASB), com o tema International Financial Reporting Standards (IFRS), tratando, principalmente, da harmonização contábil no mundo.
Amanhã terei a apresentação de um trabalho entitulado IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE COMPETÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: IMPACTOS NA ESTRUTURA PATRIMONIAL DOS GOVERNOS MUNICIPAIS DA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC, feito em parceria com Ari Söthe, meu orientando no Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau.
Também amanhã serei o coordenador de uma seção de trabalhos sobre Custeio Baseado em Atividades e Balanced Scorecard.
Amanhã a noite postarei minhas impressões sobre o segundo dia do evento.
dreamhost review Ping Blog